O Grupo Mateus comemora os resultados obtidos em 2021. Pelo segundo ano consecutivo a companhia, que acelerou sua expansão com a abertura de capital em 2020, registrou recorde de faturamento.
Por Redação
Com uma estratégia ousada de adensamento de rotas e ocupação de novos estados do Nordeste, o Grupo inaugurou 44 lojas no ano passado.
Os resultados de lojas já existentes somados à maturação das lojas recém-inauguradas, renderam à empresa uma receita líquida de R$ 4,4 bilhões no 4T de 2021, um crescimento de 22%. Atingindo R$ 15,9 bilhões, a receita líquida do ano também cresceu 28%.
Os números positivos refletem a estratégia traçada pelo Grupo Mateus para ganhar capilaridade em novas praças e fortalecer sua presença em estados originais, onde já possui operações de varejo, atacado e eletro. Com planos de ocupar todos os estados no Nordeste nos próximos 10 anos, a companhia – que tem a logística como um dos seus pilares – possui 12 Centros de Distribuição, dois deles recém implantados, um em Cabo de Santo Agostinho- PE e outro em Feira de Santana-BA. Os CD’s, com localização estratégica, otimizam a operação, garantindo redução de custos e maior competitividade de mercado frente à players do mesmo segmento.
A multicanalidade e o pioneirismo na oferta de serviços em suas lojas de atacarejo, também são responsáveis pelo crescimento do Grupo Mateus e consolidação de mercado no Norte e Nordeste. No 4T de 2021 o EBITDA ajustado totalizou R$ 309 milhões, um aumento de 7%. No acumulado do ano, o esse indicador também cresceu 11,8%, chegando a R$ 1,1 bilhão.
Com um nível de endividamento líquido muito baixo (hoje a dívida representa apenas 0,14 vezes do EBITDA do ano), a empresa sofreu menos impactos com o aumento dos juros, em oposição a companhias com maior endividamento líquido.
Recapitulando momentos de destaque do ano passado, o CEO e fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus, cita além da abertura de uma segunda loja no estado do Ceará, a estruturação administrativa para avanço da empresa em estados novos do Nordeste. “Em maio, chegamos a um novo estado, o Ceará, onde já operamos duas lojas e, em agosto, anunciamos a criação da nova regional Nordeste, que levará nossas lojas para Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Para dar suporte a essa expansão, trouxemos um time bastante qualificado, com vasta experiência de mercado, e tenho certeza de que, juntos, conseguiremos colocar em prática tudo o que imaginamos para a região e gerar mais valor para nossos funcionários, acionistas e fornecedores”, afirma.
Em sua divulgação de resultados do 4T 21, a Grupo Mateus também destaca o lucro líquido obtido no período. Com um crescimento de 7,6% em comparação ao 4T 20, o índice atingiu R$ 208 milhões. O lucro líquido ajustado do ano, desconsiderando o efeito das despesas não-recorrentes, totalizou R$ 866 milhões, com um crescimento de 11%.
“Pelo segundo ano consecutivo, atingimos novos recordes em indicadores operacionais e financeiros. Seguiremos com firmeza, sempre baseados nos pilares estratégicos que nos trouxeram até aqui: Logística, como ponto central do negócio; Multicanalidade e uma oferta de serviços superior em nosso setor, além, é claro, da continuidade do foco na formação de pessoas e na geração de oportunidades e desenvolvimento nas comunidades onde ingressamos”, concluiu o empresário Ilson Mateus.
DESTAQUES DO 4T 21/2021
- Abertura de 44 lojas em 2021, das quais 23 foram em 14 novas cidades;
- A receita líquida totalizou R$ 4,4 bilhões no 4T, um crescimento de 22%. A receita líquida do ano atingiu R$ 15,9 bilhões, um aumento de 28%;
- O EBITDA ajustado do 4T totalizou R$ 309 milhões, um aumento de 7%. No acumulado do ano, o EBITDA ajustado cresceu 11,8%, para R$ 1,1 bilhão;
- O lucro líquido do 4T atingiu R$ 208 milhões, um crescimento de 7,6% em comparação ao 4T 20. O lucro líquido ajustado do ano, desconsiderando o efeito das despesas não-recorrentes, totalizou R$866 milhões, com um crescimento de 11%.
Fonte: Super Hiper