Conhecida como um case de sucesso no empreendedorismo e no mercado de franquias, a Piticas, empresa brasileira especializada em vestuário de cultura pop e geek, tem expectativas animadoras para 2019. Na contramão da crise econômica, a empresa projeta um aumento de 20% seu faturamento. Só em 2018 foram 2,8 milhões de peças vendidas. A marca fechou o ano com 331 franquias abertas, 20 delas apenas em novembro e dezembro.
No início do ano passado, a empresa investiu R$ 5 milhões no sistema de etiquetas RFID, fazendo com que todas as unidades e a fábrica matriz tenham controle em tempo real dos produtos em estoque na rede. “A Piticas produz de 17 a 19 mil camisetas por dia, abastecendo o país inteiro. É uma empresa 100% nacional, e tem absoluto controle de todos os processos, desde a produção dos tecidos, até a administração das franquias”, afirma Felipe Rossetti, sócio-fundador da empresa.
Outro fator positivo para a marca foi a migração de quiosques para lojas, que ajudou muito para que os números atingissem o recorde da história em vendas. Um comparativo entre o primeiro e o segundo semestre do ano passado revelou aumento de 18% lojas comparáveis ano vs ano.
Felipe acredita que a expansão da marca, com novos franqueados demonstra que a demanda desse mercado aumentou. “Estamos realmente satisfeitos com os resultados de 2018. Este ano, nosso foco está em aumentar a lucratividade dos franqueados e bater a marca de 400 franquias abertas”.
A Piticas nasceu da ideia de dois irmãos, Felipe e Vinicius Rossetti, que após morarem por 10 anos nos Estados Unidos, retornaram ao Brasil em busca de uma oportunidade empreendedora. Com foco no desenvolvimento da criatividade e atentos a cada detalhe, fundaram a primeira loja em 2008. Com o crescimento da marca, eles começaram a investir em maquinários de última geração, construindo uma fábrica de 11 mil m² em Guarulhos. Desde então, a Piticas tornou-se uma das maiores fábricas de vestuário especializadas em estampas da cultura pop do país, produzindo 17 mil camisetas por dia, com mais de 500 funcionários e mais de 300 lojas franqueadas espalhadas pelo país, além do e-commerce próprio na Internet. Hoje, os irmãos acompanham todas as etapas da produção, treinamento de funcionários e satisfação dos clientes por meio de seus consultores.