A Petz, maior rede de lojas pet shop do Brasil, adotou a solução Oracle Responsys, parte do Oracle Marketing Cloud. A tecnologia permite o gerenciamento e a coordenação de todas as interações com clientes por diversos canais, como e-mail, celular, mídias sociais, displays e pelo site.
Com a personalização em escala obtida com Oracle Responsys, a Petz conseguiu melhorar seu marketing de relacionamento, multiplicando por cinco seu faturamento proveniente das campanhas de marketing de relacionamento em 2018, na relação com o ano anterior.
A taxa de conversão passou de 7,4% (em 1 milhão de contatos) para 17,1% (em 5 milhões de contatos).
Antes de adotar as tecnologias da Oracle, a Petz fazia suas campanhas de marketing de relacionamento por meio de planilhas de Excel, que eram enviadas para os fornecedores dispararem os e-mails.
“Antes o controle de optout das campanhas era manual. Agora, com o Oracle Responsys, o processo foi automatizado e a reclamação dos clientes diminuiu significativamente”, afirma Claudia Montini, gerente de marketing e CRM da Petz.
A relação com os clientes também se sofisticou. Os e-mails, por exemplo, são enviados tendo em conta perfil de compra e o tipo de animal de estimação que possuem.
“Um caso clássico é aquele do cliente que comprou uma ração na loja virtual, para retirar na loja de preferência, e não se lembrou de que precisava dar um banho em seu pet. A gente envia um SMS com um desconto de 30% pelo Oracle Responsys, para ele dar o banho até o final da semana”, exemplifica João Paulo Imamura, coordenador de CRM na Petz.
A Petz está em um ritmo acelerado de crescimento. Em 2013, quando o fundo americano de private equity Warburg Pincus adquiriu 55% do capital da Petz, a rede de pet shop detinha 27 lojas e uma receita de R$ 200 milhões. Para este ano, a empresa espera 116 unidades e R$ 1,3 bilhão de receita.
Fonte: Baguete