A Advent International, que adquiriu o controle do Walmart no Brasil, convidou Enéas Pestana, ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar (GPA), para ser membro do conselho de administração da rede, órgão que está sendo criado, como antecipou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor. Mas Pestana já não aceitou o convite, diz uma fonte a par do assunto.
O convite foi feito algumas vezes, inclusive após a primeira negativa, mas o Valor apurou que Pestana entende que virar membro do colegiado pode afetar o seu trabalho como consultor na Enéas Pestana & Associados.
O ex-presidente do GPA e a Advent se aproximaram depois que a consultoria do executivo foi contratada, no ano passado, para assessorar a empresa de private equity no processo de aquisição do Walmart Brasil.
Segundo apurou o Valor, outros executivos também foram chamados para fazer parte do conselho, como Vicente Trius, ex-presidente do Walmart, que ocupou o cargo de 1997 a 2008, período de mais forte de expansão orgânica, que englobou a compra de redes regionais como Bompreço e Sonae Sierra, responsável por levar a companhia a um crescimento mais acelerado. Após esse processo, sem avançar rapidamente nas integrações, o Walmart foi desacelerando.
Trius e Luiz Fazzio, ex-CEO do Carrefour foram cotados para o conselho meses atrás, mas a expectativa é que Fazzio vá para a presidência da rede no país, como já informou o Valor. No entanto, o acordo entre as partes ainda não teria sido concluído. Uma das exigências de Fazzio é autonomia na tomada de decisões.
Na segunda-feira, a Advent e o Walmart confirmaram acordo para aquisição, pela empresa de private equity, de 80% da filial da rede varejo no país. Outros fundos, gestoras e investidores privados avaliaram o ativo no período. O negócio ainda depende de aprovação regulatória do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Fonte: Valor Econômico