Por Helena Benfica | Em um cenário de recuperação econômica, a Black Friday promete movimentar as vendas do varejo neste ano. Uma pesquisa feita pelo grupo Mercado Livre mostrou que 85% dos participantes pretende aproveitar as promoções do período, um aumento de quase 6% em relação ao ano passado.
O tíquete-médio, valor gasto por compra, também deve ser maior. Dos respondentes, 25% planejam gastar mais de R$ 2 mil, enquanto 27% pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. No ano passado, a maioria pretendia gastar de R$ 100 a R$ 500.
O estudo “Panorama do Consumo” ouviu 27 mil usuários da plataforma Mercado Livre e do banco digital Mercado Pago entre os dias 1º e 15 de outubro.
Dentre as categorias mais buscadas pelos consumidores, os eletrodomésticos seguem no topo da lista como líderes absolutos de intenção de compra. Em seguida aparecem casa e decoração, eletrônicos, celulares/acessórios e moda. Um destaque neste ano foi o segmento de beleza e cuidados pessoais, que subiu duas posições no ranking, ficando no oitavo lugar.
Dando um zoom nas preferências, 84% dos respondentes vão comprar itens de moda, como calçados e vestuário, 75% itens de beleza, incluindo perfumes e maquiagem, e 58% itens de supermercado, desde mercearia básica até bebidas alcoólicas.
Os meios de pagamento também foram alvo do levantamento. Mais da metade (54%) dos consumidores pretendem usar cartão de crédito para pagar suas compras, com 32% optando por parcelamentos em até 3 vezes e mais de 60% em até 6 vezes, indicando uma preferência pelo curto prazo. Já o Pix e as linhas de crédito aparecem logo em seguida na lista.
“Ao longo deste ano, já tivemos 4 meses de vendas equivalentes a Black Friday 2023 e acreditamos em um cenário ainda mais promissor”, afirma Roberta Donato, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre. As operações brasileiras representam metade da receita do grupo na América Latina, que somou US$ 5,1 bilhões de abril a junho.
Durante 43 dias, a partir desta segunda-feira (21), o Mercado Livre oferecerá mais de R$ 40 milhões em cupons de desconto e aumentará em 50% o seu investimento em marketing.
No banco digital Mercado Pago, as condições incluem um incremento de 75% de cupons em relação ao ano passado, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. As ações acontecerão ao longo de todo o mês de novembro com promoções exclusivas para pagamento com cartão de crédito, linhas de crédito e saldo em conta.
Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para América Latina, informou que fechou o segundo trimestre deste ano com 52 milhões de usuários ativos mensais, 37% a mais do que o mesmo período de 2023. “Nosso foco neste ano está em oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema”, diz Ferraz.
Para garantir que os pedidos sejam entregues no prazo de dois dias úteis, média da plataforma em períodos normais, a empresa vai contar com os seis centros de distribuição (CDs) que foram inaugurados este ano, sendo três em São Paulo, um em Pernambuco, um no Rio Grande do Sul e um no Distrito Federal, além dos dez CDs que já estavam em operação. Para o ano que vem, estão previstas mais 5 inaugurações.
Fonte: Valor Econômico