No primeiro semestre de 2018, o setor de perfumaria e cosméticos encabeçou pela primeira vez o ranking de produtos mais pedidos do e-commerce, com 15% das vendas. A categoria ultrapassou moda e acessórios, ao apresentar um crescimento de 33% em pedidos e 45% em faturamento. As informações constam da 38ª edição do relatório Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen.
“Os dados revelam que as farmácias, lojas e fabricantes de cosméticos estão fortalecendo seus canais online e o consumidor está lançando mão dessa opção de compras”, ressalta Pedro Guasti, consultor de negócios da Ebit|Nielsen. Segundo o executivo, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 23,6 bilhões no primeiro semestre de 2018, uma alta de 12,1% em relação aos R$ 21 bilhões registrados no mesmo período do ano passado.
Seguindo essa base de comparação, o número de pedidos cresceu 8%, de 50,3 milhões para 54,4 milhões, enquanto o tíquete médio foi de R$ 433 – um avanço de 3,8%. No primeiro semestre de 2018, cerca de 27,4 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra na internet, sendo que 32% das transações foram realizadas por meio de dispositivos móveis. “O crescimento do m-commerce é impulsionado por categorias de menor tíquete médio, como cosméticos e perfumaria”, explica Guasti.
A expectativa é que o comércio eletrônico feche 2018 com vendas de R$ 53,4 bilhões, 12% superior aos R$ 47,7 bilhões computados no ano passado. O número de pedidos deverá crescer 8%, atingindo a marca de 120 milhões, e o tíquete médio deve ter um incremento de 4% e chegar aos R$ 445.
Fonte: Panorama Farmacêutico