Por Redação | Com 180 unidades espalhadas pelo País, a rede de franquias Peça Rara Brechó lançou a versão pocket para acelerar a expansão e chegar a 300 unidades até dezembro de 2024. Com um investimento médio de R$ 200 mil, esse formato visa a atender cidades de até 150 mil habitante. E a primeira loja pocket será inaugurada no interior de São Paulo nos próximos dois meses.
O plano de expansão da marca se estende pelas capitais do País que ainda não têm lojas da rede, como Rio Branco, Boa Vista e Macapá, além de cidades do interior.
Como funciona
Nas lojas do Peça Rara, as peças são separadas por setores, incluindo feminino, infantil e masculino, e distribuídas pelo espaço em araras e móveis. Em média, os descontos podem chegar a 50%.
“O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente”, explica a CEO e fundadora do Peça Rara, Bruna Vasconi.
A operação consiste em o consumidor deixar roupas ou itens de casa em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. Os itens que não passam pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para o Instituto Eu Sou Peça Rara, braço social da marca.
“Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, destaca Bruna.
Mercado
Segundo o ThredUp 2023 Resale Report, estima-se que o mercado global de vestuário de segunda mão cresça 3 vezes mais rápido que o mercado de vestuário em geral. Até 2027 é previsto que o segmento dobre de tamanho e alcance U$S 350 bilhões. Já a consultoria Accenture projeta que a economia circular pode movimentar US$ 4,5 trilhões (cerca de R$ 22 trilhões) até 2030 e gerar 4,8 milhões de empregos na América Latina e Caribe.
Fonte: Mercado e Consumo