Por Ingrid de Souza
Em quase uma década, a participação das mulheres nas redes franqueadoras aumentou de 46% para 57%, segundo um estudo recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (20), destaca um avanço significativo na presença feminina no setor de franchising.
Realizada pela primeira vez em 2015, sob a presidência de Cristina Franco, a pesquisa foi repetida agora com a mesma liderança no Conselho da ABF. Cristina, a primeira mulher a presidir a entidade, afirma que houve uma clara conquista em busca de equidade de gênero no franchising brasileiro.
A pesquisa revelou que as mulheres agora dominam em cargos de liderança nas empresas franqueadoras, com uma alta de 19% para 29% desde 2015. No entanto, elas ainda são minoria na liderança das operações franqueadas, ocupando apenas 32,2% desses cargos.
O aumento na participação feminina é atribuído à maior capacitação e qualificação das mulheres, que têm investido em educação e desenvolvimento profissional. Cristina Franco destaca a importância desses avanços para o crescimento e a profissionalização do setor de franquias.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE confirma o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho, com recorde histórico de 43,380 milhões de mulheres ocupadas em 2023. Além disso, a ABF observou uma redução de 22% para 7% no total de mulheres que trabalham nas franqueadoras com vínculos familiares, indicando uma maior profissionalização no setor.
Os dados também mostram um aumento na participação feminina em microfranquias, com a liderança feminina subindo de 12% para 18% entre maio de 2022 e maio de 2024. A diversidade de gênero nas redes franqueadoras tem sido mais valorizada, com o percentual de franquias que promovem ações para ampliar o espaço feminino na liderança saltando de 29% para 63% desde 2015.
O estudo, que incluiu 395 entrevistas representando 45% do faturamento do setor e 32% das operações, reforça a crescente presença das mulheres no franchising e sua contribuição significativa para o crescimento do setor. A Associação Brasileira de Franchising, fundada em 1987, continua a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento do franchising no Brasil, um setor que registrou faturamento superior a R$ 240 bilhões em 2023.
Fonte: Maringá Post