Com cerca de 100 mil itens, o Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, lança amanhã seu marketplace, um novo canal de compras on-line. O projeto oferece aos clientes a oportunidade de adquirir pela internet os produtos das marcas presentes no shopping, criando assim uma experiência unificada de compra. De acordo com a direção do centro comercial, o conceito de shopping digital é uma solução que visa gerar maior facilidade para o consumidor, dando mais tempo para que o visitante viva novas experiências dentro do local, sejam elas de lazer, serviço ou gastronomia.
Diretora-executiva de Marketing e Comunicação, Laureane Cavalcanti, e também responsável pelos projetos de transformação digital da Sonae Sierra Brasil, empresa proprietária do Parque D. Pedro Shopping e outros oito empreendimentos, revelou que o serviço está disponível desde a última semana pelo endereço eletrônico. Esse período, antes do anúncio oficial, serviu para a realização de testes. Inicialmente, cerca de 20 marcas têm produtos disponíveis na plataforma.
A Polishop, Colombo e Magalu integram as marcas já participantes. “Todos os dias teremos novas adesões, até que todas as lojas estejam integradas à plataforma. Essa é a nossa meta”, adiciona Laureane.
Nos seis primeiros meses, o shopping digital do Parque D. Pedro Shopping será tratado como projeto-piloto. A executiva informou ainda que a principal métrica para analisar os resultados nessa etapa será o valor total das vendas realizadas. “Há uma meta a ser batida, mas não podemos revelar o montante”, avisou. Gradativamente, serão considerados outros indicadores. Para o início das ações, foram contratados três especialistas em marketplace, destinados exclusivamente à parte operacional. Foram realizados também alguns investimentos em tecnologia.
“Assim que o conceito for validado, serão feitos mais investimentos”, assegurou Laureane. Entre os segmentos já disponíveis estão moda feminina, masculina e infantil, cosméticos, eletroeletrônicos, smartphones, acessórios e artigos para o lar. O Parque D. Pedro Shopping tem 127,3 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), que concentra 395 operações, entre elas 32 lojas âncoras, 18 bares e restaurantes, 59 lojas de fast food, complexo de cinema com 15 salas (incluindo uma sala IMAX), bufê infantil, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.
A diretora-executiva explica que o comércio eletrônico mudou o comportamento do clientes, mas isso não quer dizer que as lojas físicas vão deixar de existir. Elas terão, na verdade, que repensar o seu papel na moderna jornada do cliente. Nesse cenário, o Parque D. Pedro Shopping acrescenta esse serviço agregado, fazendo com que seus clientes o vejam como uma solução completa.”
Macrorregião
Entre as vantagens do novo serviço estão as diferentes modalidades logísticas para atender aos consumidores – elas serão implementadas em fases, no decorrer do semestre inicial do projeto. A primeira etapa conta com delivery e tem foco na experimentação da plataforma, com o produto saindo do centro de distribuição do lojista direto para a casa do cliente. Passados dois meses, inicia-se a logística dentro do próprio shopping, com a opção de o cliente receber a compra em casa, retirar na loja ou com um concierge (porteiro em francês).
“Além disso, vamos oferecer, ainda no primeiro ano da operação, a retirada de produtos em um drive-thru e em lockers dentro do Shopping”, afirmou a diretora-executiva de Marketing. Após a fase piloto, a intenção é que as entregas sejam feitas em até duas horas após a realização da compra, em um raio de até 100 quilômetros – criando uma macrorregião – do Parque D. Pedro Shopping.
Atendimento personalizado é diferencial
Outro ponto importante consiste no atendimento personalizado, que será realizado pela equipe de atendimento ao cliente do Parque D. Pedro. A ideia é utilizar as informações dos consumidores, adquiridas pelas transações realizadas na plataforma, para personalizar experiências, direcionar promoções e descontos e até mesmo gerar vantagens exclusivas aos clientes, criando assim uma relação de confiança entre o shopping e o usuário, ajudando-o a transformar sua jornada dentro do shopping.
“No marketplace do Parque D. Pedro, centralizamos todo o atendimento ao consumidor. Fazemos a gestão de todos os nossos parceiros envolvidos para construir uma relação de confiança com o nosso cliente do começo ao fim. Para isso, trabalhamos com o Digital Customer Care, um novo formato de atendimento ao consumidor que integra todos os canais de comunicação do empreendimento”, finaliza Laureane.
Fonte: Correio