Por Susana Liskauskas | Em outubro, a rede Hortifruti Natural da Terra, especializada em hortifrutigranjeiros com 76 lojas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, aumentará sua cesta de serviços relacionados à alimentação pronta para consumo nas lojas. Com fluxo de 500 mil clientes por mês, a empresa acaba de celebrar uma parceria com a rede de pizzaria Mamma Jamma.
O fruto desse acordo é a inauguração da pizzaria Little Jamma na loja da rede varejista no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. A parceria incrementa a aposta da Hortifruti no conceito food hall (que pode ser traduzido como mercado gastronômico). O primeiro movimento da rede nessa direção se deu em julho, com a abertura de uma unidade da Temakeria e Cia, também na loja do Leblon. Fábio Amorim, CEO da Hortifruti Natural da Terra, diz que não se trata de sublocação de espaços, mas de uma parceria comercial com operação integrada ao ecossistema da rede.
Além de oferecer mais serviços e comodidade aos clientes, o investimento no conceito food hall, na visão de Amorim, resulta em incremento de receita. As seções com produtos preparados, como sucos e legumes cortados, alimentos pré-preparados, como quiches prontas para irem ao forno, e alimentos para serem consumidos nas próprias lojas, representam hoje 17% do faturamento total da rede, com potencial de chegar a 20%.
Ele diz que se inspira na rede americana de supermercados Whole Foods Market, especializada em produtos naturais, orgânicos e sem conservantes.
“Os varejistas, de uma forma bastante ampla, têm investido no food service como uma forma de trazer tráfego para as lojas”, diz Cristina Souza, CEO da Gouvea Foodservice. Nos EUA, segundo Souza, um exemplo desse movimento é a Nordstrom, marca centenária no varejo de moda, com operação também no Canadá, que criou uma vertical destinada ao setor de alimentação.
“Hoje, 25% das transações que acontecem da Nordstrom são realizadas por clientes que entraram na loja para tomar um café ou fazer uma refeição”, diz ela.
Desde o início do programa, carteira de clientes aumentou 68%”
Gustavo Meneses, diretor-executivo de distribuição da Friboi, destaca que as atuais demandas do setor de food service estão diretamente relacionadas às mudanças de hábitos e comportamentos dos consumidores.
“Vemos o consumidor mais exigente e em busca de produtos diferenciados. Segundo uma pesquisa que realizamos recentemente, 13 Estados e o Distrito Federal representam 91% do potencial de alavancagem do mercado de food service nacional atualmente”, afirma Meneses.
Um exemplo dessa mudança está na ampliação da variedade de cortes de carnes oferecidos no varejo. “Hoje é muito mais comum encontrarmos cortes que eram considerados típicos argentinos, como o ancho e o assado de tiras, e outros tipicamente americanos, como o Denver, fora das grandes churrascarias. Assim como diferentes tipos de hambúrgueres não se restringem mais a hamburguerias de alto padrão”, afirma Meneses.
Entre as ações mais recentes da Friboi em relação ao foodservice, está o programa Friboi Food Solutions, criado em 2021. O programa conta com atendimento especializado para distribuir estrategicamente a diversos restaurantes no Brasil cortes de carne bovina nacional e importados. O programa também trabalha com outros tipos de proteínas (ovina, aves, pescados, salmão, bacalhau e até vegetais e tubérculos).
Segundo Meneses, os resultados do Friboi Food Solutions atestam o avanço do segmento foodservice. “Desde o início do programa até agosto deste ano, expandimos nossa carteira de clientes em cerca de 68%. Em relação ao volume de produtos, em agosto, o Friboi Food Solutions apresentou um crescimento de mais de 20% na comparação com o ano anterior. O canal representa mais de 40% do total do segmento de distribuição da Friboi”, afirma Meneses.
Fonte: Valor Economico