A gigante de comércio eletrônico Amazon avançou no mercado de varejo alimentício na França com a rede Monoprix, do Casino, tornando-se a primeira varejista local a acertar a venda de mantimentos via Amazon.
A cooperação futura poderia ampliar o acordo além da França. Uma fonte familiarizada com as negociações disse nesta terça-feira que Amazon e Casino estão em negociações sobre uma possível parceria no Brasil, como eles fizeram na França, ou para buscar um acordo para a venda da Via Varejo.
A medida na França, que deve chacoalhar o mercado competitivo local de varejo de alimentos, impulsionou as ações do Casino nesta terça-feira, que chegaram a subir 9,7 por cento mais cedo em meio a especulações de que isso poderia levar a um acordo maior no futuro.
A compra varejista de alimento Whole Foods pela Amazon no ano passado por 13,7 bilhões de dólares e um acordo para a Amazon Prime vender produtos da rede de supermercados britânica Morrisons aumentaram as especulações de que a empresa faria uma oferta ou formaria uma parceria na França.
Casino e Amazon disseram na véspera que mantimentos do Monoprix estariam disponíveis no aplicativo Amazon Prime Now e no website por meio de uma loja virtual dedicada.
O acordo é limitado ao mercado lucrativo de Paris e seus subúrbios, embora o presidente-executivo do Monoprix, Regis Schultz, tenha dito em uma teleconferência que uma extensão para outras áreas da França não poderia ser descartada.
Questionado se a parceria abria caminho para outros acordos com a Amazon, Schultz disse: “Nós não discutimos o futuro.”
O Monoprix é uma das redes mais conhecidas da França, com cerca de 800 lojas em mais de 250 cidades. A empresa tem o foco na qualidade e alimentos frescos, nos moldes da Whole Foods, e é um importante contribuição para o lucro do Casino.
“Nós consideramos a seleção de produtos do Monoprix excepcional”, disse o presidente-executivo da Amazon França, Frederic Duval, durante a teleconferência.
Os detalhes financeiros da operação não foram divulgados, mas Schultz disse que um modelo onde o Monoprix faça a seleção das encomendas na loja e a Amazon cuide da entrega é “rentável” para o Monoprix.
Fonte: DCI