Por Ana Luiza de Carvalho | O aplicativo de entregas Rappi deverá investir R$ 100 milhões em 2024 para ampliar sua frota própria de veículos. Os aportes podem chegar a R$ 500 milhões nos próximos três anos. O app de delivery também pretende fechar parcerias com restaurantes para ampliar sua base de atuação para fazer frente ao iFood, seu principal rival.
Levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) feito entre abril e maio deste ano mostra que o iFood é utilizado por 82,2% dos usuários de apps de delivery, enquanto o Rappi fica com 9,1%, na vice-liderança.
O Rappi fechou um acordo com o grupo Habib’s para fazer as entregas de alimentos, que incluem as marcas Ragazzo, Tendall Grill, Mita e Cabulosa, além da rede homônima, em até dez minutos. O serviço faz parte da modalidade Rappi Turbo – entrega expressa deverá ser expandida para outras redes de alimentação.
Ao Valor, o CEO da empresa no Brasil, Felipe Criniti, disse que deverá fechar acordos com outras redes de fast-food. Segundo o executivo, a importância da decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no início deste ano, que limitou os contratos de exclusividade do iFood, abriu as portas para as parcerias da companhia. “Temos ambição de crescer o modelo turbo, onde nos consolidamos no segmento de conveniência, e agora vamos fazer em restaurantes.”
De acordo com as regras estabelecidas em fevereiro, o iFood não pode assinar contrato de exclusividade com redes com mais de 30 restaurantes. Em companhias com portfólio abaixo disso, os contratos de exclusividade podem valer dois anos, seguido de um ano de quarentena.
Criniti assumiu a presidência do Rappi no Brasil em julho, após a companhia adquirir a plataforma Box Delivery, criada por ele em 2016. O executivo afirma que a integração de negócio com o Box Delivery é outro fator que ampliou a capilaridade do Rappi e permitirá a expansão da entrega expressa pelo país.
Além do Habib’s, o Rappi deve anunciar nas próximas semanas um acordo com outras duas redes de restaurantes disponíveis na modalidade de entrega rápida. Atualmente, o aplicativo oferece mais de 1,2 mil produtos em categorias de conveniência, como farmácias, mercado e pet shop, com pedidos atendidos em um raio de até dois quilômetros das lojas.
O cardápio do restaurante é um pré-requisito para que a entrega possa ser expressa. Como o prazo é apertado, a prioridade é de alimentos no modelo fast-food. “Esses produtos são feitos em três a quatro minutos, que é o tempo máximo necessário para fazermos a entrega em até 10 minutos.”
Criniti espera ampliar o faturamento no próximo ano, impulsionado pela expansão da entrega expressa em restaurantes, que até então estava limitada a produtos de conveniência. A receita neste ano é estimada em R$ 2,4 bilhões, com expansão de 80% em 2024, para R$ 4,3 bilhões. A companhia não divulgou a receita de 2022.
A expectativa é de que a operação brasileira atinja o equilíbrio – o chamado “breakeven” – e passe a registrar lucro entre o final de 2023 e o primeiro trimestre do ano que vem.
Fonte: Valor Econômico