O Grupo Pão de Açúcar pretende converter lojas de hipermercados Extra para o formato de atacarejos Assaí, em número muito maior do que foi feito no ano passado.
“Nossa ideia é fazer de 15 a 20 lojas”, diz Ronaldo Iabrudi, diretor-presidente do grupo. No ano passado, foram feitas duas conversões, uma em Pilares, no Rio de Janeiro, e outra em São Vicente.
Em janeiro, iniciaram-se cinco conversões, que deverão estar prontas para inauguração em maio, de acordo com o executivo. Além delas, outros dois atacarejos novos estão em contrução.
De Pão de Açúcar, serão mais cinco lojas em 2017.
“Já inauguramos um ponto novo neste ano e abriremos mais quatro. E do Minuto [unidades menores, com cerca de 8 mil itens vendidos em cada ponto], faremos mais dez lojas.”
Foram fechadas neste ano 16 lojas: dez Minimercados Extra, um Pão de Açúcar, um Assaí, três drogarias e um posto de combustível (em compensação, outro foi aberto em outro local).
Parte da expansão tem vindo de parceiros, pequenos mercadinhos aos quais o Grupo Pão de Açúcar se associa e que já somam 150.
Para Iabrudi, o modelo de hipermercados, que vai continuar a existir no grupo, ainda tem a sua clientela.
“Estamos convencidos de que as lojas que permanecerem, ficarão muito bem”, diz.
VENDAS
A queda da inflação nos alimentos ajudou os resultados os resultados do grupo no primeiro trimestre– até porque sobra dinheiro para comprar outros artigos, lembra ele.
“Mas em um primeiro momento, a receita não aumenta tanto, tem crescimento próximo da inflação no alimentar, mas no Assaí, [a expansão] foi acima de dois dígitos.”
O Grupo Pão de Açúcar registrou alta de 6,7% da receita líquida no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior para R$ 10,5 bilhões. As vendas de lojas Pão de Açúcar e Extra, porém, caíram 3,4%.
Foi mais uma vez a rede Assaí que garantiu o resultado positivo, com aumento de 28,3% na receita.
“Estamos projetando neste ano no segmento alimentar algo parecido com o que que fizemos em 2016, com expansão de dois dígitos, quando juntamos o Assaí e o multivarejo”, acrescenta.
No ano passado, o grupo concentrou esforços nos hipermercados, o que trouxe ganho de market share, segundo Iabrudi. “Neste ano, o foco será nas lojas do Pão.”
TECNOLOGIA
O Grupo Pão de Açúcar investe em uma nova tecnologia.
A partir de maio, será implantado um sistema nas lojas do Pão de Açúcar pelo qual o cliente, ao entrar na loja, poderá se comunicar com o caixa, relatar quantos itens vai comprar e acertar um horário para pagar.
Fila e tempo gasto nas lojas estão entre as maiores reclamações de fregueses.
FORNECEDORES
Com base nas informações do Grupo Pão de Açúcar sobre o que o consumidor costuma adquirir, também haverá a possibilidade de fornecedores entrarem em contato com o cliente e fazer uma oferta.
“Sabendo que você compra água, mas nunca adquiriu o produto dele, o fornecedor poderá oferecer um desconto diretamente a você”, explica Iabrudi.
“Esse ‘desconto focado’ só será proposto a quem autorizar. O fornecedor não saberá o nome, apenas conhecerá o perfil do consumidor.
O grupo pretende implantar ainda o projeto “polivalentes”. Hoje, 27% de quem trabalha no suprimento nas unidades do Pão tem treinamento para operar o caixa.
“Se houver fila, o funcionário poderá deixar de organizar as frutas para ajudar em um caixa disponível. Até meados deste ano, serão 60% polivalentes atuando nas unidades”, afirma.
Fonte: Folha de S.Paulo