A rede de farmácias Panvel adicionou um novo meio de pagamento em suas lojas físicas com o desenvolvimento do Panvel Go. A tecnologia própria de carteira digital viabiliza o pagamento nas lojas com o celular por meio do aplicativo da rede.
O recurso é diferente de sistemas como Apple Pay e Samsung Pay, também aceitos na Panvel, pois permite o pagamento fora do caixa. Lojas da rede já equipadas com tablets possibilitam que o consumidor faça o pagamento em qualquer lugar do estabelecimento.
O sistema PanvelGo está disponível em 380 lojas da rede nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A marca também está presente em Santa Catarina, mas não pode oferecer o recurso no local porque o estado não conta com a nota fiscal eletrônica, o que prejudica o uso do pagamento móvel.
“A modalidade facilita o processo para os consumidores que já compram pelo app da Panvel, pois eles já tem seus cartões de crédito cadastrados na ferramenta”, destaca Alexandre Arnold, CIO da Panvel.
O PanvelGo foi desenvolvido a partir da OmniPharma, plataforma modular própria da rede de farmácias para unificar todos os canais de contato da Panvel com o consumidor: lojas físicas, portal, aplicativo e televendas.
A estratégia permite que o consumidor faça compras pela internet e receba os produtos em casa ou retire nas lojas. No novo modelo também é possível adquirir produtos nas lojas e receber no endereço desejado.
O sistema de integração também uniu o chatbot de atendimento da Panvel. A ferramenta foi desenvolvida em 2016 pela startup gaúcha Ubots.Neste ano, a companhia também apostou no crescimento da instalação de lockers para a retirada de produtos comprados pel o app ou site.
A experiência foi iniciada em Porto Alegre e na própria sede da empresa, em Eldorado do Sul, em 2017. Depois, a companhia expandiu a iniciativa para Curitiba, Florianópolis, Pelotas e São Paulo.
Há armários instalados na parte externa de lojas situadas em ruas de grande circulação e fácil estacionamento, além de locais com maior circulação de pessoas, como no Tecnopuc e na sede da Renner, ambas em Porto Alegre.
Em Curitiba, o armário está na loja do bairro Batel. Em Florianópolis, junto à Panvel em frente à Lagoa da Conceição, e em Pelotas, dentro do Hospital Universitário. Na capital paulista, a rede de farmácias fez uma parceria com uma empresa local e iniciou a experiência com lockers em condomínios residenciais e comerciais.
O plano é contar com 100 armários em São Paulo no começo de 2019. A Panvel faz parte do Grupo Dimed, também detentor da distribuidora de medicamentos e produtos de higiene e beleza Dimed e do laboratório Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos.
Fonte: Panorama Farmacêutico