No ano passado, o programa Troco Amigo, da rede de farmácias Panvel, arrecadou mais de R$ 1,8 milhão para beneficiar 74 hospitais no RS, SC, PR e SP. Em 11 anos de realização, a partir do troco doado pelos clientes nas lojas da rede, a iniciativa superou a marca total de R$ 11,5 milhões.
Além da mobilização nas capitais dos quatro estados em que a Panvel atua, o empenho das comunidades de interior tem sido um dos destaques da campanha. Cidades como Carazinho (RS) e Londrina (PR) mostraram altas consideráveis em relação aos anos anteriores. Praças onde a rede recentemente estreou, como é o caso de Chapecó (SC), também apresentaram forte adesão das comunidades locais. “Isso mostra a preocupação das pessoas em ajudar as instituições de saúde pública para benefício da população. Para nós da Panvel, é uma grande honra promover o Troco Amigo como agente facilitador neste processo”, comenta o presidente do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto.
Iniciado em 2008, o programa permite que os clientes façam a doação de qualquer quantia em dinheiro do seu troco no ato da compra e, desta forma, ajudem os hospitais participantes. Com os valores arrecadados, as instituições realizam melhorias, reformas, aquisições de novos equipamentos e outras benfeitorias. Todos esses movimentos são relatados em prestações de contas feitas pelos próprios hospitais para consulta pública.
Fonte: Redação