A corrida dos lojistas pela digitalização durante a pandemia ajudou a elevar o volume de lojas on-line para mais de 1,3 milhão até julho desde ano, um crescimento de 40,7% em relação a julho do ano passado, revela a 6ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”.
Esta é a maior aceleração no número de lojas on-line no país desde que a pesquisa feita pelo PayPal e pela BigData Corp. foi iniciada, em 2015.
“A quarentena forçou drasticamente essa digitalização do comércio”, afirmou, nesta quarta-feira (26), Thiago Chueiri, diretor de desenvolvimento de negócios do PayPal Brasil.
O executivo destacou uma entrada muito forte de pequenos empreendedores no comércio eletrônico até julho. O volume de lojas que faturavam até R$ 250 mil por ano cresceu de 26,93% para 48% das lojas on-line.
Meios de pagamento
Em relação aos meios de pagamentos a pesquisa mostra que 55,68% das lojas on-line adotavam meios eletrônicos de pagamento, incluindo carteiras virtuais, em julho, um aumento de 5,4 pontos percentuais em relação ao estudo de 2019.
O número de usuários também aumentou. “Só no segundo trimestre deste ano mais de 20 milhões de novos consumidores nunca tinham usado a plataforma de pagamentos PayPal, por exemplo”, disse Chueiri referindo-se ao número global de usuários do PayPal.
A representatividade do comércio eletrônico chegou a 8,48% do total de 14 milhões de sites ativos no país. “O e-commerce vem crescendo mais rápido do que o total de sites no Brasil. Quando a gente iniciou levantamento, em 2015, os sites de e-commerce representavam 2,6% da internet brasileira”, compara Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.
Fonte: Valor Econômico