Consumidores do litoral oeste do Ceará, contam, a partir de agora, com mais uma solução logística para retirada de medicamentos e outros produtos
Por Redação
Consumidores que fizerem compras pelos canais digitais da rede de farmácias Pague Menos no litoral oeste do Ceará, contam, a partir de agora, com mais uma solução logística para retirada de medicamentos e outros produtos.
Em parceria com a Bicatecca, a varejista farmacêutica instalou armários inteligentes na loja de conveniência do posto de serviços Shell, no quilômetro 27 da Rodovia Estruturante (CE 85), no município de Caucaia (CE). No local, o cliente Pague Menos tem a possibilidade de retirar seu produto usando smart lokers, ou armários inteligentes. São 17 portas exclusivas para consumidores da rede de farmácias.
Ao fazer suas compras pelo site ou aplicativo, o cliente deve selecionar a opção “Retirada em Locker”. Após a aprovação do pagamento, ele recebe um código por SMS ou QR Code por e-mail para fazer a retirada diretamente nos armários localizados na loja de conveniência do posto Shell. Ao chegar ao local, ele deve digitar o código na tela do locker ou apontar o QR Code e o compartimento será aberto, processo que dura cerca de 15 segundos.
“Além de turistas e outros viajantes, a retirada em smart locker funciona como um serviço de utilidade pública para consumidores que moram em áreas não atendidas por empresas de entregas. Trata-se de mais uma modalidade logística oferecida pela Pague Menos que leva saúde a todos os brasileiros e traz a rede de farmácias ainda mais perto do cliente, em qualquer dia e horário, com agilidade e privacidade”, destaca André Albuquerque, diretor de Operação da Pague Menos.
Rede de armários inteligentes
Na Pague Menos, a rede de armários inteligentes foi implantada inicialmente nas capitais paulista e fluminense, em lugares com grande visibilidade como estações de metrô, shoppings centers, supermercados e postos de combustíveis, além das próprias lojas físicas. Atualmente, a rede de farmácias disponibiliza 196 lockers nos estados do Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, proporcionando aos clientes maior flexibilidade, praticidade e autonomia na retirada de itens adquiridos via e-commerce.
As vendas originadas nos canais digitais da Pague Menos totalizaram R$ 623,4 milhões em 2021, registrando crescimento de 85,3% na comparação com o ano anterior, enquanto o crescimento do mercado digital do varejo farmacêutico, no mesmo período, é estimado em 51,3% pela medição da IQVIA.
O bom desempenho em vendas foi acompanhado em melhoria em rentabilidade, qualidade (taxa de conversão e tráfego orgânico) e nível de satisfação de consumidores. No quarto trimestre de 2021, os canais digitais atingiram 8,8% das vendas totais, 3,5 pontos porcentuais acima do mesmo período do ano anterior. O uso do aplicativo representa já 20% de vendas no e-commerce da Pague Menos.
Fonte: Panorama Farmacêutico