Com participação de 8,8% sobre as vendas totais no quarto trimestre, o e-commerce da rede de farmácias Pague Menos fechou 2021 com crescimento de 85%.
Por Larissa Varjão
Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Samir Mesquita, Diretor de Digital da varejista, revela que, em locais em que o canal é mais maduro, a penetração chega a ser de duplo dígito. “Esse cliente que experimenta o on-line vem para ficar e tem uma recorrência grande. A gente nota que o cliente que navega por mais canais se torna mais real para a empresa, então ele fica mais tempo com a Pague Menos.” De acordo com o executivo, o ticket médio do digital é superior ao da loja física, visto que a cesta de compras é mais robusta. “Se o e-commerce fosse uma loja só, seria a principal.”
Digitalização do Consumidor
Na visão de Samir, o cliente está cada vez mais digitalizado, buscando por alternativas em sua jornada de compra, como o clique e retire. “50% das nossas vendas vêm do clique e retire, e acreditamos que a principal razão disso é a conveniência. A jornada se torna mais rápida e pode ser iniciada em qualquer lugar”, explica. Em 2021, os produtos referentes a Covid-19 impulsionaram as vendas digitais, seguindo o movimento já observado em 2020. “No ano passado principalmente, a gente teve uma demanda muito grande de produtos relacionados ao Covid, ao tratamento e à prevenção. Além disso, toda a parte de itens infantis, como fraldas e lenços, também é muito demandada no on-line.” Neste cenário, a rede pretende aliar sua expansão física à digital.
Planos para 2022
Para este ano, estão previstas 120 lojas, incluindo operações em novas cidades. Segundo Samir, a meta é que todas as unidades atuem integradas ao e-commerce, com ponto de retirada de produtos. “Essa expansão da rede de loja física impulsiona também o digital. Ao mesmo tempo que a gente faz essas aberturas, olhamos para os canais digitais”, garante. Os investimentos também serão direcionados ao aprimoramento da experiência para o cliente, em entrega mais rápida e melhor experiência no site, além de tecnologia que propicie essa evolução. “Para esse ano, a gente já tem uma trilha traçada de desenvolvimento, tanto para o nosso aplicativo, quanto para o site e desktop. Cada vez mais, a gente vai ter um cliente omnichannel”, finaliza o diretor.
Fonte: GiroNews