Rede de farmácias fechou ano com 5,2% das vendas pelo e-commerce; entre os serviços estão clique & retire, lockers, assinatura e prateleira infinita
Por Bruno Cabral
Com o fechamento de shoppings e menor fluxo de pessoas nas lojas de rua, devido às restrições adotadas para conter a pandemia, a rede de farmácias Pague Menos dobrou as vendas por canais digitais a partir do segundo trimestre de 2020. No quarto trimestre a companhia registrou um crescimento de 159% do digital, em comparação com o mesmo período de 2019.
No primeiro trimestre do ano passado, as vendas online representavam 2,7% das vendas totais da companhia. Esse percentual saltou para 5,3% nos dois trimestre seguintes e recuou para 5,2% no quarto trimestre. Para efeito de comparação, no quarto trimestre de 2019, as vendas por canais digitais haviam representado 2,3% das vendas.
Segundo dados da apresentação institucional da companhia, divulgada nesta quarta-feira, 17, as regiões Sudeste e Sul foram as que representaram maior parte das vendas online no quarto trimestre, com 11,9% e 10,5%, respectivamente. Em seguida aparecem o Centro-Oeste (5,3%), Nordeste (4,0%) e Norte (2,2%).
Mudança de patamar
Nas palavras de Mário Queirós, diretor-presidente da Pague Menos, a empresa “mudou o patamar” de seus canais digitais em 2020.
“Implementamos, com a agilidade exigida pelo momento, importantes avanços em nossa plataforma omnichannel. Disponibilizamos o Clique&Retire em todas as nossas lojas, lançamos serviços inovadores como o Prateleira Infinita, Assinatura Programada e retirada em Lockers e reforçamos nossa infraestrutura tecnológica para suportar nossas operações de e-commerce. Como resultado de todos esses avanços”, disse na mensagem aos acionistas, publicada na divulgação de resultados do quarto trimestre de 2020, no último dia 3 de março.
Fonte: Focus