A lucratividade líquida cresceu 83,9% e saltou de R$ 96 milhões para R$ 176,6 milhões no período.
Por Redação
Uma das três maiores redes do varejo farmacêutico nacional, segundo a Abrafarma, as Farmácias Pague Menos voltaram a avançar dois dígitos e atingiram a marca de R$ 8 bilhões de faturamento em 2021. A lucratividade líquida cresceu 83,9% e saltou de R$ 96 milhões para R$ 176,6 milhões no período.
Os números do balanço anual da companhia ainda não contabilizam o capital da Extrafarma, cuja aquisição foi anunciada em maio do ano passado pelo valor de R$ 700 milhões. Mas após a conclusão do processo de análise pelo CADE, o CEO Mário Queirós projeta entrar “em velocidade de cruzeiro na expansão orgânica e com a dinâmica inflacionária positiva”.
Com 5,4% de market share no país, a Pague Menos concentrou seus esforços de expansão no Norte e no Nordeste, onde detém participação de 18,7% e 9,7%, respectivamente. Das 80 inaugurações de loja, 80% foram efetivadas nessas regiões e com foco voltado para a classe média expandida – B2, C e D. A rede totaliza 1.165 pontos de venda em 348 municípios.
Pelo segundo ano consecutivo, as chamadas lojas maduras – PDVs com mais de três anos de operações – tiveram incremento acima da média da inflação de medicamentos. Segundo a companhia, esse resultado refletiu “os ganhos de produtividade gerados pela estratégia digital, ativações no CRM e melhorias em supply chain”.
Avanço digital e mais produtos em estoque
A plataforma omnichannel foi uma das alavancas para a evolução da rede, ao movimentar R$ 623,4 milhões e registrar alta de 85,3%, bem acima dos 51,3% estimados para o mercado como um todo, segundo consultorias especializadas. Os canais digitais terminaram o quarto trimestre representando 8,8% do faturamento, contra 5,2% do mesmo período de 2020.
A ampliação de disponibilidade de produtos em loja foi outro ponto alto. A média de SKUs chegou a 9,8 mil – 19% a mais do que no fim de 2020. A estratégia de expansão do sortimento vem sendo determinante para essa performance, já que os itens ativados nos PDVs nos últimos dois anos foram responsáveis por 15% do volume de negócios.
Hub de saúde
A Pague Menos encerrou 2021 com mais de 2,5 milhões de atendimentos realizados por meio de seu hub de saúde, o Clinic Farma. O crescimento foi de 196%, impulsionado especialmente pela aplicação de testes rápidos da Covid-19. A operação de assistência farmacêutica estende-se a 879 unidades, com 57 serviços no portfólio, e se fortaleceu com uso intensivo de tecnologia. A rede incorporou ao seu e-commerce um portal de serviços, que permite o agendamento de exames, a solicitação de orçamentos de medicamentos especiais e fórmulas manipuladas, além do acesso a um marketplace de teleconsultas.
Fonte: Panorama Farmacêutico