O cliente poderá retirar seu produto em até 48 horas após a compra. Os terminais de autoatendimento estão presentes em locais de alto fluxo de pessoas
Por Redação
Uma inovação que ganha espaço no varejo farmacêutico brasileiro. As Farmácias Pague Menos acabam de adotar uma rede de lockers da Clique Retire em duas grandes capitais – as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Nas duas cidades, o cliente da Pague Menos poderá retirar seu produto a caminho do trabalho ou de casa em até 48 horas após a compra. Os terminais de autoatendimento estão presentes em locais de alto fluxo de pessoas, como estações de Metrô, shopping centers, postos de combustíveis e prédios corporativos.
Os lockers funcionam também como um serviço de utilidade pública do varejo farmacêutico para consumidores que moram em áreas não atendidas por empresas de entregas. Só em São Paulo, 29% das residências têm restrições de CEP, assim como 44% no Rio de Janeiro (dados de 2018). Além disso, possibilitam redução do valor do frete ou mesmo frete grátis, em alguns casos.
A Pague Menos testou a receptividade dos armários inteligentes de março a dezembro de 2021. Hoje, 60% das retiradas de produtos da rede de farmácias nos armários da Clique Retire acontecem no Rio de Janeiro, e 40% em São Paulo.
“No terceiro trimestre de 2021, as vendas dos canais digitais tiveram um incremento de 71,8%, alcançando 8,5% das vendas totais. E o nosso e-commerce integra um ecossistema que busca atender o cliente onde e como ele quiser e receber seus produtos como preferir”, contextualiza Samir Mesquita, diretor de Digital da rede.
Democratização da logística e menos emissão de CO2
Outra vantagem dos smart lockers que impacta toda a sociedade é a redução das rotas para entrega dos pacotes. Um único equipamento pode armazenar, por exemplo, 50 produtos que teriam que chegar a 50 endereços diferentes.
Fonte: Panorama Farmacêutico