Recentemente a pesquisa 2018 Global Consumer Insights, lançada pela PwC, líder global em auditoria e consultoria, revelou dados de extrema importância para o varejo relacionado aos hábitos e comportamento dos consumidores. Em uma breve análise na categoria das expectativas dos clientes relacionado a entrega dos produtos mostra que varejistas precisam se prontificar para resolver critérios importantes relacionados a compra em e-commerce.
Grandes players como Amazon, Alibaba e Net-a-Porter aumentaram as expectativas dos consumidores, os oferecendo serviços personalizados, como é o caso da Amazon Prime. Para 72% dos entrevistados, o benefício de maior evidência para clientes prime é a entrega gratuita ilimitada.
Novos hábitos?
A pesquisa reforça ainda mais a presença das lojas físicas como fortes canais de compra para consumidores. Comparado a 5 anos atrás, no ano de 2013, o hábito de comprar em lojas físicas apresentou um aumento de 42% para 44%, enquanto o mobile, chegou a ter um aumento de 10% desde 2013.
Devolução sem custos
Problemas de devolução de mercadoria são problemas cada vez mais frequentes tanto para varejistas como para consumidores. Na pesquisa, cerca de 65% das pessoas gostariam de frete gratuito na hora de devolver um produto, enquanto 54% querem ter seus pedidos rastreados e 22% gostariam da opção pick-up-store na loja física.
A logística reversa é uma operação que pode gerar um custo alto dentro de todo processo de devolução, hoje, muitas empresas utilizam tecnologia de sistemas integrados para permitir que um cliente devolva ou troque um produto na loja mais próxima a ele.
Entregas cada vez mais rápidas
Outro insight importante é que um quarto dos consumidores entrevistados disseram estar dispostos a pagar mais para receber seu pedido dentro de um período de uma ou duas horas, enquanto 41% afirmaram que a entrega no mesmo dia seria o suficiente. De acordo com Peter Kauschke, diretor da PwC, as pessoas reconhecem os esforços e custos especiais de logística para conseguir essa entrega em um curto período de tempo.
Cada vez mais automatizadas diversas opções de entrega serão disponibilizadas ao consumidor. Futuramente entregas através de drones, armários automatizados (lockers), crowdsourced, serão ainda mais comuns.
Clique & Retire
Seja tradicional ou tecnológica oferecer ao cliente a autonomia de retirar o produto diretamente na loja é uma das modalidades mais vantajosas para o varejo. A modalidade omnichannel nomeada como Clique & Retire tem se popularizado no varejo brasileiro, por auxiliar no processo de redução de custos de envio e otimizar a gestão do estoque local.
No Brasil, o sistema Retira Rápido, nome utilizado para o sistema click and collect da Via Varejo, já é uma modalidade escolhida por 28% das compras finalizadas pelo site do grupo, e representa a escolha de entrega de 60% dos pedidos para retirada na loja originados por celular.
Por essa razão que varejistas e startups como a Neomode trabalham em conjunto para otimizar experiência de compra do consumidor do começo ao fim. Os dois novos canais de venda omnichannel – App Commerce e Shopbot-, desenvolvidos com tecnologia Lori da Neomode são uma nova solução no mercado.
Fonte: Neomode