Empresa inaugurou mais de 100 lojas em 15 meses. O movimento já aconteceu no México e faz parte da tendência que tem facilitado o acesso a alimentos e bebidas ultraprocessados
Por Redação
A OXXO, loja de proximidade e conveniência, adotou um ritmo acelerado de expansão na capital paulista e em algumas cidades do interior. O movimento já aconteceu no México e faz parte da tendência que tem facilitado o acesso a alimentos e bebidas ultraprocessados.
Depois de um tempo de “namoro” com o Brasil, a empresa, que enxerga o país como muito importante para sua estratégia, em agosto de 2019, a empresa, pertencente ao grupo Femsa, desembarcou por aqui, após uma parceria com a Raízen, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país e dona dos postos Shell. Por R$ 561 milhões, os mexicanos adquiriram metade da divisão de Conveniências da Raízen, responsável pelas lojas Select. Depois de aprovado pelo Conselho Administratido de Defesa Econômica (Cade), o negócio virou uma empresa à parte, batizada de Grupo Nós.
O Nós entrou em operação em 1º de novembro de 2019, com dinheiro em mãos e uma estratégia agressiva de crescimento na cabeça: R$ 320 milhões para abrir 500 lojas em três anos. Trata-se de uma “máqina de expandir”, como definiu o CEO da nova empresa, Rodrigo Patuzzo, que antes estava à frente da Raízen Conveniências.
O plano vai além de abertura de unidades. A estratégia é ampliar a penetração em lojas Select nos postos Shell e implantar as lojas OXXO.
A escolha das cidades e locais onde as lojas são abertas não é feita ao acaso. Campinas foi eleita como laboratório do Grupo Nós por estar perto de Cajamar, onde se concentram os centros de distribuição de várias empresas. E por ter características de cidade grande e pequena – o que serve para testar o comportamento dos consumidores à “proposta de valor” da OXXO, como gostam de falar os executivos. Atualmente, a cidade conta com 36 unidades.
De acordo com a Femsa, as lojas são segmentadas por tipos, dependendo de onde estão – se num prédio de escritórios ou numa região mais residencial. É esse perfil que determina o sortimento dos produtos. Em média, cada loja oferece 3,2 mil itens. Naquelas que vendem legumes e frutas, o mais comum é que essa oferta se resuma a 12 itens.
A OXXO também está expandindo seus negócios no braço digital: lançou uma startup de pagamentos online chamada Spin. Quem tem um cartão Spin acumula pontos no programa de fidelidade OXXO Premia. E tudo isso cria dados de consumo valiosos para a empresa.
Este ano a meta da empresa é inaugurar 400 unidades na América Latina, sendo metade delas no Brasil. Até agora, o plano de expansão da OXXO se concentrou em São Paulo, mas o Grupo Nós já divulgou a intenção de chegar a mais locais na região Sudeste e, no Sul, ao Paraná. De acordo com a empresa, no primeiro ano de operação no Brasil, as lojas OXXO tiveram um faturamento 30% acima do esperado.
Fonte: S.A. Varejo