Ninguém se desloca, a pé, mais de três ou quatro quadras para comprar um óculos”, afirma Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol. A premissa justifica a presença massiva da rede pelo Brasil. São 973 lojas, com a meta de chegar a 1.120 até o fim deste ano. Só em São Paulo são 122 unidades.
Em um país com mais de 5.500 cidades, ainda é pouco para dar ao consumidor a comodidade que a marca almeja desde que abriu suas duas primeiras lojas, em Sorocaba (SP), 20 anos atrás. Mas o alcance da rede já é suficiente para fazer a ótica ser a mais lembrada pelos paulistanos das classes A e B entrevistados pelo Datafolha: 31%.
A Carol tem como meta estar perto da sua casa, do seu trabalho, do seu médico e dentro do shopping que você frequenta. Mas sua estratégia de crescimento não está ligada só à quantidade. A expansão veio aliada a uma significativa mudança na forma de o cliente encarar o uso de óculos. Essa relação, que era estritamente médica há dez anos, hoje tem a ver com estilo e personalidade.
Até os homens, que, segundo Pereira, ainda são consumidores de produtos tradicionais, têm sido mais ousados: “À medida que percebem preços mais acessíveis, eles se sentem dispostos a investir no look”, opina.
Hoje, 65% do público é formado por mulheres e 35%, por homens. A marca foi a mais lembrada pelas mulheres na pesquisa Datafolha: 35%, contra 25% dos homens. Destacou-se também entre aqueles que recebem até dez salários mínimos (32%).
A Óticas Carol (dos fundos 3i Group, Neuberger Berman e Siguler Guff & Company) está em processo de venda para o grupo italiano Luxottica por R$ 368,6 milhões, o que deve ser concluído até o fim deste semestre. “O nosso objetivo para os próximos cinco anos é chegar a cerca de 2.000 lojas”, calcula Pereira.
Óticas Carol
Fundação: 1997
Unidades: 973 (122 delas na capital paulista)
Existe alguma diferença entre as lojas de SP e as do resto do país?
Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol – Não, estão todas no mesmo padrão. A gente gosta e incentiva que seja uma marca nacional, mas permitimos ações locais, que criam uma proximidade muito grande do consumidor, já que temos pelo menos cinco ou seis Brasis diferentes dentro de um.
Fonte: Folha de S. Paulo