Muito se fala do “novo normal”, a forma como viveremos em sociedade depois da pandemia do novo Coronavírus. E a priorização das vendas online ocupa grande parte dessa conversa. Mas a verdade é que, independentemente do distanciamento social, as vendas pela internet já apresentavam um crescimento expressivo ao longo dos anos, que agora só fizeram aumentar ainda mais. Segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a pandemia fez as vendas online aumentarem 137,35%. Esse crescimento foi divulgado em 30 de junho e se refere aos dados registrados no mês de maio, comparados ao mesmo período do ano passado. Se você pensa em empreender ou até se já tem um negócio, a nova realidade só realça a importância de focar seus esforços para compreender como vender mais na internet. Em caráter de inspiração, trouxemos alguns cases de vendas online como modelos de sucesso. O que eles têm em comum? Um esforço contínuo para alavancar ao máximo a experiência do usuário. Ter sucesso de vendas na internet, assim como nas lojas físicas, se resume a isso. O cliente não procura somente pelo produto e pelo menor preço. Existem questões mais subjetivas que transformam seu interesse no produto à decisão de compra. É só pensar em questões subjetivas que a tensão já vem aos ombros. Mas não se preocupe, vamos explicar algumas coisas básicas que você deve levar em conta para vender mais na internet. A experiência do usuário é fundamental para aumentar as vendas online A primeira coisa a se considerar quando o tema é como vender mais na internet é a qualidade do seu site de e-commerce. É importante que ele seja bonito, profissional e responsivo para diferentes dispositivos. Afinal, vivemos em um mundo onde as pessoas acessam à internet cada vez mais pelo smartphone, ao invés dos desktops. Por isso a importância de que a loja virtual tenha um layout responsivo adequado para uso em dispositivos móveis, assim como uma arquitetura de navegação intuitiva. E como a conexão 4G ainda não é das mais rápidas no Brasil, a velocidade de carregamento do site também é fundamental. Essas são questões que melhoram a experiência do usuário que navega no seu site e que são levadas em conta em um planejamento de SEO para e-commerce que tem o objetivo de rankear o site nos resultados das buscas do Google e outros buscadores, além de outras adequações na programação e conteúdo do site. Essas ações resultam em um ranking de pesquisa mais elevado, mais usuários encontrando a loja, além de um maior engajamento e mais conversões, aumentando a receita. Antes de começar a empreender em um projeto de loja virtual, é essencial que você conheça seu público e trace um perfil realista e adequado. É importante saber o que seu público gosta e não gosta, como se comporta, quais redes sociais acessa e em que horário, quem ele acompanha e tem como referência, como se desloca da casa ao trabalho, quais suas preferências de notícias e conteúdo. E principalmente: quais suas necessidades. E para isso é que existe a análise de dados, feita tanto pelas redes sociais quanto por ferramentas específicas. Essa informação serve de base para que você consiga criar um relacionamento com seu cliente. Planejamento é fundamental para vender mais na internet Existem outros segredos para vender na internet que não são visíveis pelo consumidor, mas nem por isso são menos importantes. Primeiro, é imprescindível fazer a diferenciação da sua marca, encontrando brechas no mercado para construir audiência. Ou seja, dentro do nicho que escolheu empreender, uma boa ideia é encontrar algo que ainda não tenha sido explorado ou que, ao menos tenha pouca concorrência. Fazer a validação constante do seu produto, para comprovar se seu trabalho está, de fato, gerando receita, é outro trabalho indispensável. Você precisa ter certeza de que o produto em que está investindo está dando retorno, senão, é válido repensar. Outra habilidade importante é a sua capacidade de adaptação. Da mesma forma que se faz necessário sempre repensar seus produtos caso não estejam tendo saída, você deve ficar de olho em possíveis novas demandas do mercado. Como, por exemplo, agora, quando diversas as marcas passaram a produzir máscaras de todos os tipos para a proteção contra o vírus da Covid-19. Outra adaptação do mundo físico à essa nova realidade foi a implementação do delivery por muitas empresas que antes não ofereciam esse serviço. Adaptar-se às mudanças e à realidade é básico para quem procura sucesso nos negócios. Para sua inspiração, confira a seguir, alguns cases de vendas online Magazine Luiza A Magazine Luiza não pode ser deixada de fora desta lista, já que é exemplar em sua capacidade de adaptação para atender ao consumidor. As lojas começaram somente no plano físico e hoje, cerca de 30% das suas vendas são pela internet. Ela alcançou o primeiro lugar no ranking de Maiores Empresas em Vendas Online no último relatório produzido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), divulgado em setembro de 2020, referente ao ano de 2019. A empresa não brinca com o conceito de multicanalidade. Ou seja, a loja oferece uma experiência de compra em diversos canais. As lojas virtuais foram criadas em 1992, que inicialmente eram somente terminais multimídia para vender nas lojas físicas. Em 1999, veio o e-commerce, depois o aplicativo, o Magazine Você (social commerce) e outras diversas iniciativas focadas no mundo online.Com a integração das operações entre todos os canais, o cliente percebe o mesmo padrão de serviço onde quer que esteja. Beleza na Web Apesar dos produtos de beleza terem uma abrangência de mercado enorme no Brasil, a impossibilidade de experimentar os itens pela internet ainda era uma barreira para transferir esse nicho para as vendas online. O que o Beleza na Web fez foi inovar. O site foi pioneiro em trazer profissionais de beleza conhecidos para criar conteúdos e endossar os produtos. Além disso, a loja virtual apostou em linhas profissionais, que são mais difíceis de encontrar no varejo físico. O resultado? Um sucesso enorme de vendas online. Apesar de agora outras marcas terem seguido a mesma linha, criando concorrência, o e-commerce tem um faturamento de cerca de R$ 200 milhões ao ano. Netshoes A Netshoes, que hoje em dia faz parte do grupo Magazine Luiza, começou timidamente com vendas físicas e resolveu apostar no comércio eletrônico quando ele ainda engatinhava, no início dos anos 2000. O resultado foi a decisão de fechar as lojas físicas e, a partir de 2007, operar apenas com vendas no e-commerce. A empresa cresceu tanto que hoje se coloca como o maior site de lifestyle esportivo da América Latina. Para isso, a Netshoes assumiu um foco total em uma experiência de compra superior, desde as primeiras visitas até o fechamento da compra. Além da excelência em logística e no atendimento, com uma das operações de SAC mais premiadas do Brasil e integração entre assistentes virtuais e operadores humanos. Esses três cases comprovam como o conjunto de inovação, adaptação e comprometimento com o cliente pode gerar resultados grandiosos nas vendas online! Agora, mãos à obra.
Fonte: Publicidade na Web