Inaugurado em novembro de 2015 no Rio de Janeiro, esse é o primeiro mall brasileiro interligado a um aeroporto; gerente geral conversa com o Portal do Shopping sobre a proximidade do evento esportivo
Às margens da Baía de Guanabara e com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor de pano de fundo, está o Bossa Nova Mall, o primeiro shopping interligado a um aeroporto do Brasil.
Aberto em novembro de 2015, o mall, integrado ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, está localizado no antigo prédio da Varig Log, e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 240 milhões.
O empreendimento, do grupo Saphyr, ocupa, portanto, uma localização estratégica, ainda mais agora com a proximidade dos Jogos Olímpicos que ocorrerão na cidade e irão aumentar em muito o fluxo de visitantes.
O empreendimento também conta com um centro de convenções com capacidade para 800 pessoas, um business center com mais de 4.000 m², e um hotel da bandeira Prodigy GJP.
Conversamos com Fernando Ruivo, gerente geral do Bossa Nova Mall, para saber mais sobre as vantagens de sua localização nesse período especial (turistas podem chegar a 1 milhão nos Jogos Rio 2016), acompanhe:
Portal do Shopping – Em que medida o fato do mall estar integrado a um aeroporto colabora com o fluxo?
Fernando Ruivo – O Aeroporto Santos Dumont recebe aproximadamente 10 milhões de passageiros por ano, sem contar as pessoas que vão buscar ou levar alguém, ou seja, um fluxo constante e variado em todos os dias da semana. Por ser totalmente integrado ao aeroporto, o Bossa Nova Mall recebe grande parte do fluxo do aeroporto, em média 15 mil pessoas por dia. Há também um grande volume de visitantes do Centro e da Zona Sul da cidade, sem contar os colaboradores de todo complexo aeroportuário, mais de 3.500 pessoas.
Portal do Shopping – Há alguma peculiaridade no perfil das compras em função da localização do mall ser em um aeroporto?
Fernando Ruivo – Sim. O perfil de consumo do Bossa Nova Mall reflete significativamente o perfil do visitante do aeroporto: compras por impulso, presentes, alimentação, estão entre as maiores procuras aqui no mall. Destaque para nossa âncora Forever 21, lojas de moda como Le Lis Blanc, Osklen e Ricardo Almeida, lojas de alimentação como os cafés Grão Espresso, Katz e Megamatte, lanches rápidos na praça de alimentação como Burger King e Subway, e o restaurante Vamo, um kitchen bar com carnes nobres e cervejas artesanais que já é um sucesso entre os passageiros que aguardam o embarque ou que acabaram de chegar na cidade.
Outro destaque é o nosso Rooftop, com uma vista privilegiada da Baía de Guanabara. Diversos clientes visitam o espaço para tirar fotos e registrar sua chegada ou partida com Cristo e Pão de Açúcar ao fundo.
Portal do Shopping – Em que medida o shopping se diferencia dos demais no Brasil pelo fato de ser interligado a um aeroporto?
Fernando Ruivo – O grande diferencial do aeroporto é ter um público bastante qualificado e com alta renda, as lojas instaladas aqui no Bossa, possuem o ticket médio mais elevado das respectivas redes e alta taxa de conversão (a maioria das pessoas que entram nas lojas, compram). O nosso perfil de visitantes vai além dos passageiros, estamos localizados no centro da cidade, atingindo os trabalhadores da região, principalmente agora com a inauguração do VLT (veículo leve sobre trilhos), que tem o ponto de partida aqui no Aeroporto Santos Dumont e facilitou ainda mais o acesso ao mall.
Nossos visitantes também são os hóspedes que frequentam o hotel Prodigy, instalado dentro do nosso complexo, assim como os visitantes do Centro de Convenções, que vem recebendo diversos eventos de empresas, cursos, entre outras reuniões com até mil participantes, e Business Center, tornando nosso perfil de visitante ainda mais variado e qualificado.
Portal do Shopping – Como é o relacionamento do mall com a comunidade do entorno? E ações em parceria com o aeroporto, existem?
Fernando Ruivo – Possuímos um ótimo relacionamento com o aeroporto, já fizemos ações em conjunto na Páscoa, Dia do Café, entre outras. Possuímos por todo mall, painéis interligados ao sistema de voos da Infraero, mantendo nossos clientes atualizados sobre horários de partida/chegada. Além disso, criamos pontos de estacionamento de carrinho pelo mall para facilitar a retirada pelo pessoal do aeroporto.
Portal do Shopping – Com a chegada dos Jogos Olimpícos, o mall está planejando alguma ação ou esquema de operação diferente?
Fernando Ruivo – Sim, sabemos que nosso público irá aumentar consideravelmente nesse período e estamos alterando toda nossa comunicação/sinalização no mall e no aeroporto para bilíngue. Além disso, contrataremos atendentes bilíngues para o período. Teremos também reforço na segurança. O Bossa Nova Mall receberá o meeting point da LATAM Viagens, um dos patrocinadores oficiais do evento e que oferecerá transfer para os jogos. Teremos também diversos eventos no Rooftop, em parceria com as rádios Mix e Sul América Paradiso, que transmitem ao vivo aqui do Bossa, continuaremos com as festas e shows do projeto FM Hall, já tivemos Frejat, Ana Carolina e Seu Jorge e virá muito mais por aí.