A adesão dos aplicativos de entregas ao Open Delivery dá peso à iniciativa que busca reduzir a dependência de bares e restaurantes de uma única plataforma de entregas
Por Daniela Braun
A adesão dos aplicativos de entregas Rappi e Americanas Delivery ao Open Delivery, padrão aberto de programação que promete facilitar a gestão de cardápios, pedidos e entregas, dá peso à iniciativa que busca reduzir a dependência de bares e restaurantes de uma única plataforma de entregas.
A rede de franquias Arco Dorados, que controla a rede de fast-food McDonald’s na América Latina, sinalizou interesse em aderir e está estudando o padrão, informou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que lidera o Open Delivery.
“Pode ser uma iniciativa para facilitar a operação”, afirmou Paulo Camargo, presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados, no comunicado da Abrasel.
Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da associação de restaurantes, a plataforma de delivery suíça Menu, que também atua no Brasil, a belga Deliverect e a Uber, por meio de seu serviço de logística Uber Direct, também sinalizaram interesse. Procuradas, Uber e Menu não se manifestaram.
No início de março, a Uber encerrou as atividades de entrega de refeições pelo aplicativo Uber Eats, no País. No final de 2020, a empresa se juntou à Rappi e à Abrasel em petições junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra o modelo de contratos de exclusividade do iFood.
A entrada da Rappi, principal concorrente do iFood após a saída da Uber deste segmento, e da Americanas no Open Delivery, “mostram que a iniciativa deu certo”, diz Solmucci. “Nossa expectativa é por uma decisão semelhante do iFood”, completa.
Procurado pelo Valor, o líder de entregas no país, com 80% do mercado de delivery de comida segundo dados da Abrasel, respondeu, em comunicado que “até o momento, não há nenhuma decisão por parte do iFood sobre aderir à plataforma aberta”.
A empresa informou que acompanha a iniciativa desde seu início e que ingressou no conselho de governança do Open Delivery, órgão de gestão do projeto, ao lado de outras empresas de tecnologia, delivery e bancos. “Temos acompanhado os trabalhos dos órgãos técnicos e, inclusive, contribuímos financeiramente para o desenvolvimento da plataforma aberta”, afirmou o iFood em nota.
Com o padrão aberto, a Abrasel espera resolver entraves tanto no ingresso de novos estabelecimentos no modelo de entregas por aplicativo como descomplicar a operação entre os que já usam diversos canais de vendas. Um dos exemplos de uso é um estabelecimento poder fazer uma única atualização do cardápio, que é replicada automaticamente em diferentes plataformas, ou administrar pedidos de diversos apps em uma única tela, por exemplo.
O projeto do Open Delivery teve início em janeiro de 2021, contando com R$ 3 milhões investidos por 16 empresas, incluindo Ambev, Coca-Cola e Alelo.
Fonte: Valor Econômico