Posicionada como uma das mais ativas no sistema de e-commerce do país, a Drogaria Onofre acaba de concluir a implantação de um projeto de inteligência de dados que oferece uma visão multidimensional e dinâmica do desempenho da companhia, por meio do cruzamento de centenas de indicadores. “A equipe de tecnologia aboliu os obsoletos controles em planilha, adotando um ambiente de dados cuja flexibilidade e rapidez permitirá uma futura implementação de big data”, revela o diretor de TI Joaquim Dias Garcia Neto.
O novo modelo de business intelligence (BI) permite verificar o desempenho específico dos cerca de 12 mil itens agregados ao portfólio. Analisa ainda a performance de mais de 400 indicadores de negócios, como tíquete médio por venda ou loja, formas de pagamento, índices de devoluções, número de transações, desempenho das lojas físicas e online, resultados de ações promocionais, entre outros.
“Com o novo BI já começamos a aproximar ainda mais as áreas de marketing e CRM, expandindo nossas ações para dispositivos móveis”, finaliza o diretor. A estratégia da Onofre é integrar canais de venda e customizar a experiência de consumo online. A empresa prepara-se para lançar uma plataforma de e-commerce da Oracle, que permitirá a aquisição de produtos de forma eletrônica e na loja. Nos últimos meses, a rede também deu início a um projeto de omnichannel – por meio dessa solução, se o cliente não encontrar um item desejado na loja física, a empresa assegura a entrega do item no ponto de venda no mesmo dia. A adesão ao programa, segundo o diretor de marketing e e-commerce Eduardo Magione, já representa o faturamento de uma loja inteira.
Fonte: Panorama Farmacêutico