Em um claro sinal de que a crise na economia brasileira não se abate sobre todos os setores, a pizza mais famosa do mundo está retornando ao mercado de Salvador em grande estilo. A capital baiana vai receber 15 unidades Pizza Hut nos próximos três anos, que vão representar um investimento total de R$ 10 milhões. A primeira loja da franquia será aberta na praça de alimentação do Shopping Barra, na próxima quarta-feira. “Além de ser um dos shoppings mais antigos da cidade, o Barra possui uma forte característica familiar. É um dos espaços de lazer frequentados por pais, filhos e avós nos finais de semana, por exemplo. Este tipo de programa tem tudo a ver com a marca Pizza Hut”, explica Ricardo Simões, um dos empresários responsáveis pela franquia em Salvador. Ele explica que esta primeira unidade vai funcionar no modelo “Express”, cujo foco é qualidade e rapidez no atendimento. O cardápio será mais enxuto, mas os famosos produtos da marca estarão à disposição dos clientes. Até o final do ano, outros três restaurantes serão abertos em Salvador: um no modelo ‘Express’ e dois no modelo Super Delco, com mesas, entrega em domicílio e venda para viagem. Nesta primeira fase, serão gerados cerca de 200 empregos provisórios e 80 vagas diretas. A Pizza Hut está presente em mais de 130 países e conta com mais de 14 mil restaurantes nos cinco continentes. A marca emprega mais de 250 mil funcionários anualmente.
Franquias em crescimento
Em 2015, o segmento de franchising conseguiu ampliar o faturamento em 8,3% no Brasil, com uma movimentação de pouco mais de R$ 139 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Houve aumento também na quantidade de redes franqueadoras, em 4,5%, encerrando o ano com mais de 3 mil, e de 10,1% na quantidade de franquias, que somavam 138 mil. Com todos esses números positivos, o setor conseguiu ir na contramão do cenário de retração do mercado de trabalho no país que, no geral, encolheu. As franquias terminaram o ano com 1,189 milhão de empregos diretos e alta de 8,5%, na comparação com o ano anterior. A Bahia é o sexto estado brasileiro no número de franquias em operação, com 5,1 mil, e o nono em redes franqueadoras, com 53.