Fique por dentro do case da campanha da rede de supermercados Mundial e conheça as orientações de um especialista para aderir à rede social de forma estratégica
Por Redação
Recentemente, em campanha para celebrar seu aniversário de 78 anos, o Supermercados Mundial, rede detentora de 20 lojas no estado do Rio de Janeiro, resolveu entrar na onda do TikTok e fez barulho na plataforma. Nas próximas linhas, explicamos um pouco mais sobre a ação, bem como peculiaridades dessa rede social.
Estrelada pelo casal de atores Flávia Alessandra e Otaviano Costa, a campanha, que foi ainda exibida na TV, PDVs, rádio, mídia exterior e digital, também foi protagonizada pelos próprios colaboradores da rede. Apropriando-se da linguagem do TikTok, caracterizada pela abordagem jovem e pelo bom humor, esses personagens reproduziram passos de dança, que acabaram se espalhando pelas sociais, convidando clientes a entrarem na festa e aproveitarem as ofertas nas lojas.
“Investir em uma ‘comunicação estilo TikTok’ trouxe a vantagem de viralização da campanha. Ter uma coreografia e uma música ‘chiclete’ fez nosso aniversário bombar em várias redes sociais e nichos diferentes. A gente colocava a música nas lojas e sempre via muita gente cantando”, contou à SuperVarejo a analista de marketing do Mundial, Vanessa Leite.
Curiosidades sobre a plataforma
“O TikTok funciona praticamente como qualquer outra rede social, onde, a partir de um perfil e um entendimento do algoritmo com relação ao seu gosto, começa a entregar conteúdo produzido por usuários e também a comunicação de marcas, ou seja, os anúncios”, explica à SuperVarejo Camilo Barros, head de Parcerias Latam da Vidmob, martech voltada ao uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas.
Trata-se de um ambiente voltado principalmente para a Geração Z (nascidos entre 1990 e início de 2010), mas que tem respondido muito bem entre todas as idades. O especialista enfatiza que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é uma rede apenas para postar dancinhas e memes, já que reúne também outros conteúdos qualificados relacionados a esporte, educação, entre outras frentes.
Atrás apenas da China, país de origem do TikTok, o Brasil é o segundo em utilização. “A gente vê diversos varejistas grandes, pequenos e médios investindo e tendo altos resultados”, diz. “É uma plataforma com resultados poderosos em mídia e também tem atuado fortemente em conversão, seja com direct link para um site ou cupons promocionais. ”
Outra funcionalidade interessante para supermercados é a de catálogo, já que existe um formato dinâmico onde é possível trocar preços, produtos, endereço de lojas, entre outras informações. Além disso, as datas sazonais, como Dia das Mães e Páscoa, são promovidas na rede com pacotes bastante atrativos. É importante estar atento às oportunidades.
“A primeira coisa que uma marca precisa saber antes de entrar no TikTok é que ela não precisa ser um usuário nem se transformar em creator. É possível utilizá-la como plataforma de mídia, ou seja, entregar anúncios.”
Se, por um lado, é importante entender o tom da plataforma, por outro, é preciso ser genuíno. “Não adianta falar com uma determinada linguagem que não condiz com a imagem do varejista. O público está em busca da verdade da marca, então é necessário ter um bom planejamento e entender qual é o objetivo da campanha e não ferir o propósito da marca. Por isso, é importante ter ajuda de quem entende da produção desses criativos ou dos dados, para orientar a execução”, conclui Barros.
Fonte: SuperVarejo