A Alpargatas está presente há mais de 100 anos na indústria calçadista, considerada uma das empresas de maior vivência na Bolsa de Valores . No Brasil, a empresa foi pioneira do “Marketing Verde”, estratégia utilizada pelas empresas para aumentar as vendas de produtos e serviços, baseado na preocupação com o meio ambiente. A estratégia de crescimento da empresa é posicionada na gestão de marcas ícones, de alta qualidade e reconhecidas internacionalmente. Ao longo de 2020 a ação ALPA4 acumula uma alta de 25,51%, fazendo com que muitos investidores reflitam se o crescimento da empresa será sustentável no médio a longo prazo. Neste artigo, vou listar os principais diferenciais da Alpargatas, como também as estratégias implementadas pela empresa no decorrer dos anos. Leia até o final e descubra se a ação ALPA4 vale a pena. Receba Análises de Ações no seu E-mail O que é Alpargatas A Alpargatas é uma indústria brasileira de calçados e artigos esportivos, reconhecida internacionalmente através das marcas Havaianas e Osklen . Seus produtos estão presentes em mais de 100 países em todo o mundo através de uma rede de lojas próprias e franquias. A Alpargatas está listada na Bolsa de Valores há mais de 100 anos e faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa, atualmente 30,7% do seu capital social é negociado na B3 . Banner will be placed here História da Alpargatas Símbolo de longevidade empresarial, a história da Alpargatas começa em 1907 com o investidor escocês Robert Fraser, vindo com experiência nesse ramo de atuação desde Argentina e Uruguai. Associa-se ao grupo inglês Ashworth & Co criando a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados. Em sua origem se destaca nas vendas de sandálias direcionadas a trabalhadores cafeeiros, e em 1913 realiza sua Oferta Pública Inicial (IPO) de ações na B3 . Nas próximas décadas o crescimento da empresa foi acelerado, através de diversos lançamentos como o tênis Conga, sandálias Havaianas, linha Topper além da aquisição da marca Rainha. Ao longo de mais de cem anos, a companhia passou por conjunturas econômicas delicadas e notáveis superações, tornando-se destaque no segmento através de marcas ícones, como Havaianas e Osklen. Atualmente sob controle da Itaúsa , tem mais de 300 mil pontos de venda no Brasil, 10 mil fora do país, diversas fábricas tradicionais e de satélites. Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Alpargatas ao longo dos anos: Linha do Tempo da Alpargatas 1907 Roberto Funari Setor Calçadista Mundial Segundo o relatório Tendências globais de consumidor de calçados 2030, elaborado pela World Footwear, nos próximos anos o crescimento econômico estará concentrado em países emergentes. Este fato irá fazer com que as empresas e marcas procurem os países em desenvolvimento como Brasil, Rússia, Índia, China para fazerem negócios. Este movimento fez com que famosas varejistas de produtos de luxo voltassem sua atenção para a Ásia. A marca italiana de moda Prada, considerada um símbolo de luxo e status foi bastante beneficiada pelas vendas na Ásia, atualmente o maior mercado consumidor da empresa. Outro fator importante é a massificação da informação, especialmente em países emergentes, fazendo com que a presença online de empresas continue crescendo à medida que mais pessoas tenham acesso à internet. Sendo de extrema importância que as empresas foquem em canais digitais para manter o crescimento de suas vendas. ? Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje . Linhas de Negócios da Alpargatas A principal fonte de receita da Alpargatas é o comércio varejista de calçados, com maior participação de vendas no mercado brasileiro. Havaianas e Osklen compõem o portfólio de marcas da Alpargatas, sendo a Havaianas a marca mais lucrativa da empresa. Seguindo a estratégia de realocação de capital, a Alpargatas vendeu toda sua operação da Mizuno no Brasil para a Vulcabras Azaléia em setembro deste ano. Segundo o CEO da Alpargatas, Roberto Funari, “A Alpargatas é uma empresa que estamos transformando com foco em marcas ícones”. Nesse ponto a empresa é bastante experiente, nas últimas décadas a empresa construiu uma identidade de marca forte, criando vários slogans de sucesso para a Havaianas, como: “Havaianas: Todo mundo usa”. “Havaianas: As Le- gítimas” A construção e o fortalecimento da marca permitiu que a empresa alcançasse vários perfis de consumidores e fosse reconhecida internacionalmente. Concorrentes da Alpargatas A Alpargatas está posicionada como a maior empresa de calçados da América Latina, tendo seus produtos comercializados em diferentes países ao redor do mundo. Neste contexto, dentre as principais concorrentes da Alpargatas estão as maiores produtoras de calçados do mundo como a Adidas e a Nike. Confira alguns dos principais concorrentes da Alpargatas: Empresa Riachuelo São Paulo, São Paulo A estratégia de crescimento da Alpargatas é centralizada na gestão de marcas que faz com que a empresa calçadista esteja cada vez mais reconhecida e comercializada por seu público-alvo. Apesar dos produtos da Alpargatas serem reconhecidos mundialmente, apenas 22,9% da receita líquida da empresa foi originada internacionalmente no 3T20. Entretanto, quando comparando com as suas principais concorrentes Grendene e Vulcabras Azaleia , a Alpargatas apresenta maior exposição ao cenário externo. Sendo a China e os Estados Unidos os maiores consumidores internacionais da Alpargatas em termos de receita líquida. A Alpargatas pretende continuar aumentando as suas vendas na Europa, Estados Unidos e China, visando acelerar a sua expansão global, considerado um dos seus principais pilares de crescimento. 1,59% Fonte: Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). ? Quer Investir em Boas Ações? Baixe Grátis o Relatório com as 3 Melhores Ações para Investir Hoje . Desempenho Ações ALPA4 A ação ALPA4 apresentou alta de 25,51% ao longo de 2020, enquanto o Ibovespa desacelerou -0,5% no mesmo período. Desempenho ALPA4.
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