Por Silvio Persivo
Com a pandemia o consumidor brasileiro mudou muito o seu comportamento. Isto é visível, por exemplo, nos meios de pagamentos. Basta verificar que, em 2020, os pagamentos sem contato cresceram 374%, impulsionados pela pandemia e pelas novas modalidades de pagamento, inclusive a criação do Pix. Hoje em supermercados, farmácias, redes de fast-food e até nos informais já se observam vendas por Pix ou por aproximação. Mas, há também seja no e-commerce, seja nos marketplaces, um movimento dos grandes players para investir em meios próprios de pagamento. Do cashback à pontuação maior nos programas de fidelidade, quem paga com o meio de pagamento favorito do varejista está obtendo vantagens. Um estudo da SBVC mostra que 71% das lojas físicas aumentaram sua base de clientes fiéis em, pelo menos, 5% com o uso de programas de pontuação, mostrando que este tipo de ferramenta funciona. Foi este tipo de fidelização que levou o Magazine Luiza, por exemplo, a lançar seu cartão digital, oferecendo cashback como estímulo à fidelidade.
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