Autosserviço alimentar ganha 4 mil lojas em SP nos últimos 10 anos
Por Redação
Entre 2012 e 2021, 4.008 lojas foram inauguradas no canal de autosserviço alimentar no estado de São Paulo. Um estudo realizado pela Varejo 360, empresa de pesquisas de mercado e de preços, revela que, em 2012, eram 9.570 unidades. No ano passado, o número passou para 13.578, representando crescimento de 42% no total de pontos de venda no estado, com uma média de 1,2 aberturas por dia. No entanto, a expansão acelerada traz desafios de captação de clientes ao setor. De acordo com análise da Varejo 360, o ritmo de novas lojas é superior ao crescimento da população. Na contramão da alta de 42% no autosserviço, houve uma queda de 22% no índice de habitantes por loja, passando de 4.378 em 2012, para 3.436 em 2021.
Menos Visitas às Lojas
Com o crescimento do e-commerce, além da consolidação das compras online nos últimos dois anos, os shoppers estão visitando cada vez menos as lojas físicas. O levantamento aponta que em 2012, a média de lojas visitadas por cliente no ano era de 6.82. Esse índice cresceu nos anos seguintes, com estabilização em 7.27 em 2016 e 2017. Contudo, depois, houve quedas consecutivas, até chegar a 6.10 no ano passado. Além disso, o número de formatos visitados pelos shoppers em São Paulo também está em queda. A pesquisa identificou crescimento de 2012 (2.89) a 2017 (3.08), mas redução de 2017 a 2021 (2.80). Apesar de o estudo não mensurar essa taxa, na visão da Varejo 360, é provável que a distância média entre as residências dos shoppers e os PDVs visitados também tenha sido reduzida, em função do aumento do número de lojas em operação.
Parâmetro Nacional
Outro levantamento, desta vez feito pela empresa de ciência de consumo Bnex, indica que, desde 2020, o canal alimentar passou a contar com 521 novas lojas no país. O cash & carry é destaque entre os formatos, com participação de 37,1%. Na sequência, estão os modelos de vizinhança (35,1%), supermercados (25,9%) e hipermercados (1,2%).
Fonte: GiroNews