Não há nada pior que do que ir ao supermercado e se deparar com uma fila gigante na hora de passar suas compras no caixa. Nada. Mas uma novidade do aplicativo do Pão de Açúcar pode, quem sabe, diminuir esse transtorno que ninguém aguenta mais – especialmente no fim do ano. Recentemente, contudo, o app do Pão de Açúcar ganhou uma nova funcionalidade: agendar o horário para passar no caixa ao fim da compra.
O UOL Tecnologia testou a novidade duas vezes há cerca de duas semanas em um estabelecimento do grupo na região sul de São Paulo. A funcionalidade do “Caixa Express” ainda não está tão difundida como os descontos pelo aplicativo, mas já começa a se espalhar entre clientes – o que gera alguns transtornos.
A gente poderia ter inúmeras iniciativas dentro da loja, como colocar mais operadores. Mas já temos um aplicativo com quatro milhões de downloads, alto índice de ativação. Por que vamos colocar algo na loja se tem o app? Renato Camargo, gerente de fidelidade do Grupo GPA
Na primeira visita ao Pão de Açúcar, tentei marcar o horário no caixa ao terminar a compra. Contudo, como só um dos caixas funcionava com agendamentos pelo app, os horários disponibilizados eram todos distantes da hora atual, o que inviabilizou o uso da funcionalidade.
Já sabendo disso, na segunda visita marquei o horário de passagem no caixa logo que cheguei no supermercado para dali 50 minutos. Dessa forma, deveria terminar a compra no horário marcado ou perderia a vez – tive que correr no final dela, o que foi incômodo. Ainda assim, o app funcionou bem e “pulei” todas as grandes filas dos outros caixas.
A experiência deixou claro que, por enquanto, vale a pena usar o app apenas se você vai fazer uma compra demorada no supermercado e caso consiga controlar bem o tempo dentro do estabelecimento. Talvez no futuro, com mais caixas disponíveis para o app, isso melhore – o jeito é torcer para não virar algo como os caixas rápidos, que depois de anos já contam com longas filas.
Pagamento pelo app e mais
A funcionalidade do “Caixa Express” é uma entre várias que o Pão de Açúcar pretende implantar em seu aplicativo. Segundo Renato Camargo, “quatro de seis” que o grupo imaginava disponibilizar já funcionam – entre elas a funcionalidade de caixa, desconto e da leitura de código de barras.
O próximo lançamento deve ser da funcionalidade “checkout mais”, que deve ser liberada em janeiro. Essa ferramenta dentro do aplicativo prevê que todas aquelas perguntas feitas pelo caixa (CPF na nota, forma de pagamento, cliente mais e etc) já sejam preenchidas antes dentro do aplicativo, o que pode agilizar o fluxo nos próprios caixas.
Por último, há ainda a previsão do “pagamento digital”. A empresa acompanha a movimentação de empresas no mercado para autorizar os pagamentos via app – atualmente, existem soluções como o Samsung Pay, Android Pay, entre outros, que podem ser implementadas diretamente no aplicativo da rede.
Fonte: UOL