Saiba como ela pode ajudá-lo a conhecer os hábitos do cliente e promover melhorias na gestão do supermercado
Se você acha que a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) servem apenas como base para honrar as obrigações tributárias do seu supermercado, está enganado. Elas podem ajudá-lo a conhecer os hábitos de compra de seus clientes, já que trazem dados como itens e quantidades compradas, forma de pagamento, data e hora da compra. A partir da análise dessas informações, é possível melhorar a gestão da loja e vender mais.
Segundo Adão Lopes, sócio da Varitus Brasil, empresa especializada em tecnologia da informação, o varejista identifica perfis, preferências, necessidades dos clientes e até giro das mercadorias. “A partir desses dados, é possível realizar ações personalizadas e mais assertivas, como promoções, campanhas de marketing e exposições diferenciadas”, afirma.
Caso seja identificado, por exemplo, gastos elevados de parte dos clientes com produtos para cabelos, há a possibilidade de negociar com fornecedores embalagens do tipo leve três e pague dois de itens de maior valor agregado ou de lançamentos. Como a ação atende um comportamento de compra, as chances de bons resultados são maiores.
Já a compilação e análise das notas de compras, emitidas pelos fornecedores, mostra se os produtos que constam nos pedidos estão chegando com a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) correta. Segundo Lopes, da Varitus, esse acompanhamento ajuda a evitar multas e problemas futuros com o Fisco, pois o código é utilizado pelo governo para controlar e identificar as mercadorias incluídas na Substituição Tributária. A NCM também é usada nos sistemas de gestão das lojas. Por isso, se estiver cadastrada errada pode gerar divergências de estoque e, consequentemente, de pedidos.
Como todo registro de compra em nota eletrônica fica arquivado digitalmente em XML, formato no qual as informações são codificadas, é necessário ter um software de BI (Business Intelligence) para importar, decodificar e compilar os dados em banco para serem utilizados pelos supermercados. Esse tipo de solução também realiza diversos cruzamentos, pois permite importar dados antigos.
O que é possível monitorar com as notas fiscais eletrônicas
• Horário e data da compra
• Frequência de compras
• Histórico de compras
• Tíquete médio
• Tipo de produtos adquirido
• Marcas compradas
• Principais itens substitutos
• Compras conjugadas (itens correlatos)
Como usar essas informações
• Entender o comportamento de compra dos clientes e incentivar vendas e fidelização
• Promover campanhas direcionadas a grupos específicos de clientes
• Implementar ações de cross sell (venda cruzada) e monitorar resultados a partir da análise dos itens comprados
• Identificar necessidades do público e entender suas motivações
• Ajustar sortimento e averiguar resultados das mudanças