A Rede de Farmácias Nissei lança sua primeira loja dedicada ao setor magistral, ou como é popularmente conhecida a área de manipulação. Além desta novidade, a marca realizou um aperfeiçoamento logístico que trouxe, como benefício, a possibilidade de entrega em todo o estado em até 48h. Consequentemente, o aumento de vendas foi de até 200% em determinados medicamentos.
“Temos três diferenciais principais que explicam o sucesso deste trabalho: preço competitivo, rapidez e qualidade na produção e na logística”, explica Solange Kanashiro, gerente farmacêutica da Nissei, responsável pelo departamento. Os pedidos de manipulação de medicamentos, assim como a captação de receitas, estão disponíveis em qualquer uma das farmácias da rede. Das lojas, seguem para o laboratório de manipulação, com 1000 metros quadrados e equipado com tecnologia de ponta. O local possui 60 profissionais técnicos capacitados, com um rigoroso controle de qualidade em todas as matérias-primas, grande variedade de princípios ativos e formulações supervisionadas por farmacêuticos altamente qualificados.
No mercado de manipulação, a qualidade da matéria-prima é importante: duas vezes ao mês, os produtos – que variam de fitoterápicos a sublinguais – são adquiridos e conservados em salas de refrigeração especialmente preparadas para atender a essa demanda. “Esse fluxo constante permite pronto atendimento mas, mais importante, mantém a composição essencial desses produtos, que muitas são essenciais para a saúde das pessoas”, ressalta Solange.
O setor é regulamentado pela RDC-67 (Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações magistrais e Oficinais para uso humano em farmácia relacionados à limpeza e cuidado para a produção de medicamentos manipulados). “A vigilância sanitária sempre está em contato conosco, o que assegura transparência no processo e, também, confiança no trabalho que realizamos aqui”, diz Solange.
A loja física
Assim como realiza em suas farmácias tradicionais, o atendimento da Nissei na farmácia de manipulação, localizada no Hauer segue um conceito focado em experiência. “Quem nos conhece sabe que o principal é, sempre, buscar o bem-estar do cliente. Por isso, realizamos uma parceria com uma equipe de arquitetura”, diz Solange.
A unidade tem um espaço para que os clientes comprem produtos já prontos ou encomendem, de forma pessoal e próxima, o que desejam. Houve uma alteração recente nas embalagens, aliás – com um modelo mais clean e alinhado aos layouts modernos – que confere ainda mais harmonia ao ambiente.
“Queríamos comunicar um ambiente de saúde e bem-estar, ao mesmo tempo que fosse dinâmico e atraente”, diz Savana Lazaretti, a arquiteta responsável pela loja. “Para isso, estabelecemos um conceito de clareza no visual e fluxo interno, assim como um elemento de destaque e ponto central da loja que remetesse à marca e trouxesse inovação e criatividade, bandeiras essenciais da Nissei”.
O ponto central do projeto interno são os arcos amarelos, formando um pergolado, que marcam a área de atendimento e remetem ao pórtico amarelo – Tori – utilizado em todas as fachadas da Nissei. A área de espera é confortável propositalmente, para que o cliente se sinta à vontade e estimulando à interação com os produtos prontos para venda. Há uma integração com área kids, também.
Fonte: Panorama Farmacêutico