A Nike inaugurou nesta quinta-feira (12), no coração do bairro de West Hollywood, em Los Angeles, sua primeira loja conceito Nike Live, que recebeu o nome de Nike by Melrose – em referência à avenida em que está localizada. A novidade já havia sido anunciada em uma teleconferência realizada pela empresa no início da semana.
O nome não foi escolhido apenas pela localização, mas porque a loja tem produtos baseados nas preferências dos clientes locais e em informações fornecidas pelos membros do Nike Plus. Além disso, tem uma decoração especial com a temática da Califórnia. A empresa também utilizou dados de compra online para oferecer no novo espaço uma seleção de best seller do site.
Os clientes de Los Angeles, por exemplo, compram muito o Nike Cortez, um tênis retrô da marca. Ao observar isso, a empresa pôde armazenar alguns modelos do sapato em mais cores. A loja é abastecida com produtos em categorias como estilo de vida e corrida – duas das mais populares da Nike.
A ideia por trás da Nike Live é trazer experiências digitais para as lojas físicas. “Isso representa o que os consumidores pensam na hora de comprar. Eles não colocam barreiras entre o físico e o digital”, disse Heidi O’Neill, presidente da divisão que cuida de produtos diretos para consumidores, em entrevista à Business Insider.
Serviços digitais
Pensando nisso, os clientes podem usar o aplicativo da Nike para verificar os códigos de barras dos produtos e obter mais informações sobre eles, incluindo tamanhos e cores disponíveis na loja. Outra novidade anunciada pela marca é que grande parte do estoque da Nike by Melrose – incluindo 25% dos calçados – será atualizado a cada duas semanas com itens novos, populares e até mesmo exclusivos daquela unidade. Essa atualização será três vezes mais rápida que uma loja típica da marca.
A nova loja também traz uma funcionalidade que permite que os clientes experimentem sapatos pré-reservados no aplicativo. Os produtos ficarão separados em um armário que pode ser aberto com o próprio smartphone do cliente. “Quando conversamos com nossos consumidores em Los Angeles, eles disseram: queremos rapidez”, disse O’Neill.
Na Nike by Melrose os clientes também têm acesso às sessões do Nike Express, conversas de 15 minutos com representantes da empresa. Os consumidores podem conhecer com detalhe a loja, encontrar o produto certo para sua necessidade e testar os sapatos em uma esteira. A empresa já possui um serviço parecido, o Nike Expert Sessions, mas com duração de meia hora. E as novidades não param por aí. Quer ainda mais rapidez? Usando um serviço de mensagens de texto chamado SwooshText, o cliente pode fazer uma compra e recebê-la no estacionamento da loja. Além disso, os membros do Nike Plus podem resgatar produtos ou recompensas em uma máquina de vendas digital.
Embora a Nike by Melrose seja a primeira loja do tipo “Live” da Nike, a empresa já deixou claro que não será a última. Novos lugares do mundo receberão unidades em 2019 – como Tóquio. Segundo a empresa, a loja será usada como teste e aprendizado e pode ser adaptada de acordo com as necessidades dos clientes. “Este é um laboratório para nós”, ressaltou O’Neill.
As lojas tradicionais da Nike provavelmente incorporarão alguns elementos da Nike Live. “Os serviços que estamos apresentando não serão apenas para a Nike Live, mas sim para todas as nossas lojas à medida em que aprendemos e expandimos”, explicou o executivo. Toda essa trajetória da Nike faz parte de uma iniciativa maior – abraçar o digital. Em seu último relatório de resultados, a empresa disse que as vendas digitais aumentaram 41% no trimestre mais recente e contribuíram para um aumento de vendas de 15% no total.
Fonte: Startse