A Netshoes montou um modelo de distribuição para o evento da “Black Friday” para cumprir a promessa de vendas de produtos em até um dia para a cidade de São Paulo.
É a primeira vez que a empresa oferecerá na data promocional essa opção, de envio na modalidade “same day”. Em períodos de alta demanda, é complexo cumprir esse prazo, dizem especialistas.
“Estamos trabalhando dessa forma neste mês e temos cumprido os prazos, o que nos dá alguma garantia de que mesmo no pico da demanda [a principal data da Black Friday é a próxima sexta-feira], será possível cumprir os prazos”, disse Marcio Chammas, diretor de logística da Netshoes, em entrevista por telefone do centro de distribuição da Netshoes, em Extrema (MG).
A operação da Netshoes foi adquirida pelo Magazine Luiza em junho. O Magalu não oferecerá entrega em até 24 horas em seu site na Black Friday, apenas a Netshoes.
A Netshoes deve usar a estrutura da Logbee, braço que opera a última milha (entregas urbanas) do Magalu, para acelerar os envios de pedidos e atender os prazos. A companhia já está, há dois meses, utilizando a estrutura da startup de tecnologia comprada pelo grupo controlador em 2018.
Chammas disse que a empresa irá operar com terceiro turno no centro de distribuição de Extrema (MG), o maior em volume estocado da companhia. Nos centros de Barueri e Jaboatão dos Guararapes (PE), serão mantidos dois turnos, mas com reforço de equipe.
Foram contratadas 600 pessoas para o trabalho nos três centros de distribuição da empresa nesse período da Black Friday — hoje, são 850 pessoas nos 3 centros.
Segundo o executivo, o Magalu deve ter em seu site, por meio da loja da Netshoes hospedada na página, produtos para venda da Adidas. A varejista tem buscado ampliar a exposição de marcas de esportes em seu site — a aquisição da Netshoes tem relação direta com isso.
“Com a Nike, ainda não houve acordo [para a venda de itens no marketplace do Magalu], mas estamos avançando nas conversas”, diz Chammas.
Grandes marcas de produtos esportivos têm certa resistência à exposição de seus lançamentos em marketplaces, e fecham contratos sob condições.
Fonte: Valor Econômico