A Netshoes, empresa de comércio eletrônico dona dos sites Netshoes e Zattini, teve que elevar os gastos com marketing e oferecer mais descontos para atrair clientes em um ambiente econômico ainda considerado fraco de abril a junho. A companhia registrou crescimento de 26% nas vendas brutas, mas as despesas maiores levaram a um aumento de 4,5% no prejuízo, na comparação com o segundo trimestre do ano passado.
“O Brasil ainda vive um cenário instável. Não vejo uma retomada do consumo no segundo trimestre. Entre nossos pares, vejo que a retomada ainda não aconteceu. A recuperação, acredito que virá forte em meados de 2018”, afirmou Otavio Lyra, diretor financeiro da Netshoes.
A companhia reportou prejuízo líquido de R$ 35,2 milhões de abril a junho. A venda bruta de mercadorias, incluindo impostos, indicador denominado GMV, na sigla em inglês, somou R$ 630,7 milhões, uma alta de 26%. A receita líquida cresceu 15%, para R$ 461 milhões. Nas operações do Brasil, a receita aumentou 14,9%, para R$ 407,5 milhões. As vendas da Zattini tiveram alta de 64%.
Os custos com vendas da companhia cresceram 18,8%, para R$ 308,5 milhões no segundo trimestre, e as despesas de vendas e marketing aumentaram 15,3%, para R$ 119,8 milhões.
Lyra destacou o avanço na base de clientes, que no trimestre foi de 20,8%, para 20 milhões de cadastros. O total de clientes ativos avançou 18%, para 5,9 milhões de usuários. “O crescimento da base de clientes sustentou toda a aceleração nas vendas. A companhia continua evoluindo em Ebitda e resultado líquido. Daqui para frente haverá melhora em Ebitda e lucro”, afirmou Lyra.
Lyra afirmou que a companhia “está mais perto do equilíbrio financeiro”, mas não quis dar uma meta específica para que a empresa feche o trimestre com lucro. “Em cinco anos, o lucro acontecerá mais cedo ou mais tarde”, afirmou.
Fora do Brasil, a Netshoes pretende levar a Zattini, seu “marketplace” (shopping virtual) e suas marcas próprias para Argentina e México. Antes disso, a companhia investe em softwares para administrar as operações dos três países de forma integrada. A empresa contratou uma linha de crédito especial com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de R$ 79,7 milhões, para desenvolver essas ferramentas.
A Netshoes fez a oferta pública inicial de ações na bolsa de Nova York em 12 de abril. As ações da companhia fecharam ontem em queda de 14,23%, cotadas em US$ 16,51. A queda acumulada desde o IPO é de 8,3%.
Fonte: Valor Econômico