No início de 2016, o Grupo Netshoes iniciou uma operação nova: os marketplaces das lojas virtuais Netshoes e Zattini. Esse novo modelo de negócio trouxe benefícios aos clientes, com um maior sortimento de produtos, e também para a própria empresa, que ampliou seu portfólio e disponibiliza mais de 200 mil artigos, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Esse passo tem sido um grande driver de crescimento para a varejista.
Segundo a Netshoes, os varejistas enxergam neste modelo não só uma vitrine para seus negócios, mas também usufruem de maior tráfego em suas lojas virtuais. Foram mais de 77 milhões de visitantes por mês ao longo de 2016. Além disso, a tecnologia está a favor da experiência de compra e da assertividade de oferta de acordo com o público.
Ao entrar no marketplace da Netshoes, os varejistas interessados estão cientes da preocupação do Grupo em oferecer a melhor experiência de compra do consumidor. Nesse modelo, os parceiros são os responsáveis pelo envio do produto, uma vez que ele não está no estoque do Grupo. Por este motivo, a companhia estipula altos níveis de SLA (Service Level Agreement), que certifica o serviço e a entrega oferecidos pelas lojas participantes do marketplace.
Engajamento
O Grupo Netshoes está sempre atendo às mais recentes inovações tecnológicas para oferecer grandes experiências aos consumidores e poder engaja-los em seus objetivos de compra. Isso passa, por exemplo, por um investimento em plataformas mobile. Hoje, com o projeto Navegue Grátis, o usuário que acessar os aplicativos das lojas virtuais não consomem o plano de dados contratado junto às quatro grandes operadoras de telefonia móvel do país.
Além disso, a experiência nos apps conta com notificações por push para manter o consumidor atualizado sobre descontos no produto que está em sua Lista de Desejos ou para alertar sobre alguma novidade ou oferta em uma das lojas virtuais do Grupo Netshoes. Aparentemente básica, essa interação é revertida em experiência, pois leva em conta o nosso conhecimento sobre o cliente (o que ele procura, no momento certo) a partir de uma cultura de Big Data e inteligência.
Parceria estratégica
Para ampliar o braço de marketplace, em maio do ano passado o Grupo Netshoes anunciou uma parceria com a plataforma VTEX ao integrar os sistemas de marketplace. Com o acordo, as marcas e varejistas clientes das duas empresas otimizaram a e unificaram gestão de toda a operação e e-commerce. No início desse mês, a parceria avançou e os varejistas que utilizam a plataforma VTEX podem vender seus produtos nos marketplaces do Grupo Netshoes sem custo adicional.
Com o acordo, o Grupo Netshoes terá o suporte da VTEX para acesso e parceria com mais de 1.200 lojistas no Brasil que utilizam a plataforma, bem como o suporte para gestão de negócios e operacional. Em contrapartida, os lojistas poderão vender seus produtos na Netshoes e na Zattini.
“O acordo potencializou a vitrine do Grupo Netshoes através de um portfólio ainda mais amplo de produtos para o cliente final. Também teremos uma operação mais integrada e eficiente com o lojista”, completa Thiago Maia, diretor de Marketplace do Grupo Netshoes.
Fonte: Decision Report