A Netshoes, que tem na venda de calçados pela internet a maior fonte de receita, encerrou a venda de suplementos e vitaminas. Apesar dos investimentos feitos nessa operação durante dois anos, o acordo com a Midway Labs “gerou resultados abaixo do esperado e um alto nível de estoque de suplementos nutricionais”, informou a Netshoes, em nota.
Para acelerar as vendas, a Netshoes reduziu a margem de lucro e abriu as vendas também ao consumidor final – a ideia inicial era vender suplementos e vitaminas para outras empresas como drogarias e supermercados. Zerado o estoque, encerrará o negócio. A empresa estima baixa contábil de cerca de R$ 60 milhões na conta de estoques.
Desde 2016, a Netshoes tinha licença exclusiva para vender e distribuir suplementos nutricionais e vitaminas da Midway Labs USA no Brasil. Em 2017, a escala da operação foi reduzida. Parte dos clientes, como drogarias e supermercados, atrasou o pagamento. A Netshoes, então, estendeu prazos de pagamento e aceitou a devolução de produtos. O estoque no fim de 2017 era de R$ 118 milhões.
Esse negócio fazia parte da operação da Netshoes de vendas ao mercado empresarial (B2B), que inclui a gestão de lojas parceiras, programas de pontuação, cartões-presentes, entre outros serviços. Procurada, a Netshoes informou que os demais serviços serão mantidos normalmente.
Em 2017, a receita com vendas a empresas somaram R$ 80,5 milhões (queda de 17,5% em relação a 2016). Esse negócio respondeu por 3,1% da receita consolidada da Netshoes. O valor obtido com vitaminas e suplementos alimentares não foi informado.
No primeiro semestre, a operação de B2B teve receita de R$ 7,4 milhões, ante R$ 24,9 milhões no mesmo intervalo de 2017. A receita total foi de R$ 849,1 milhões, com queda de 1%. Nesse período o prejuízo líquido cresceu 35,5%, para R$ 98,2 milhões.
A Netshoes prevê registrar provisão de cerca de R$ 20 milhões para recebíveis da Midway Labs. A Netshoes encerrou o contrato comercial com a Midway Labs e entrou com uma ação judicial contra esta empresa.
A Netshoes também informou a conclusão da venda de sua operação no México. A venda ao Grupo Sierra Capital, anunciada em agosto, é parte dos esforços para voltar ao lucro. Os ativos no México somavam R$ 1,2 milhão.
Procurada, a Netshoes informou que as decisões “visam simplificar suas operações e fortalecer sua estrutura de governança e administração”. O comércio eletrônico a consumidores no Brasil e na Argentina é o foco agora. E mantém o “compromisso de deixar para trás problemas do passado e dar continuidade à retomada do crescimento em bases mais sólidas”. A Netshoes contratou o banco Goldman Sachs para achar um sócio ou comprador. O Valor apurou que ao menos quatro grupos mostraram interesse: Lojas Americanas, Mercado Livre e Centauro e a gestora de private equity Advent.
Fonte: Valor Econômico