A Netshoes é a nova responsável por coordenar toda a operação logística no Brasil de suplementos alimentares da Midway Labs. Pelo acordo – válido pelos próximos 5 anos –, a empresa se torna encarregada de levar mais de 150 produtos da fabricante norte-americana aos varejistas de todo o país.
Para distribuir os suplementos da Midway aos pontos de venda, a Netshoes conta com toda estrutura – composta por três Centros de Distribuição e tecnologias apropriadas –, além da expertise logística disponibilizada para as operações de suas lojas virtuais. Nesta parceria, além de abastecer o varejo, o e-commerce ainda disponibilizará – com exclusividade – a Military Trail, linha de produtos da Midway fabricada nos Estados Unidos.
“Atuamos há mais de 16 anos no varejo, sendo 9 deles exclusivamente no comércio eletrônico, com investimentos em infraestrutura logística, que rendeu ao Grupo Netshoes um grande conhecimento nesse tipo de operação. Esse acordo com a Midway faz parte de nossa diversificação de negócios e do plano de crescimento sustentável da empresa com uma nova frente de negócio, além de poder colaborar com a distribuição no mercado de suplementos de alta qualidade”, afirmou Marcelo Chammas, Diretor Comercial do Grupo Netshoes.
“Com seu reconhecido know how em logística e grande capacidade de armazenagem e distribuição, a Netshoes é a parceira ideal para os ambiciosos planos da Midway USA no Brasil. Com eles, aumentaremos nossa eficiência na distribuição junto ao B2B, ampliaremos nossa presença e poderemos oferecer, a um público cada vez mais amplo, produtos de alta qualidade, importados diretamente de nossas fábricas nos Estados Unidos”, disse Julio Cole, vice-presidente da Midway USA.
De acordo com os executivos das empresas, há a perspectiva de expansão do acordo para a Argentina e México, os outros dois países onde o Grupo Netshoes mantém operações atualmente com a Netshoes Argentina e Netshoes México. As duas partes também estudam o desenvolvimento conjunto de novos produtos.
Dinâmica da logística de distribuição
Para a revenda de suplementos da Midway Labs, todo o contato dos varejistas interessados na comercialização permanece de forma direta com a fabricante norte-americana, que – mediante a demanda – aciona a frente de negócios B2B do Grupo Netshoes para dar prosseguimento às solicitações. Com os pedidos consolidados, o e-commerce coordena todo o processo junto às fábricas da Midway para que sejam estocados nos seus Centros de Distribuição e, a partir deles, sejam direcionados para os mais de 80 mil pontos de venda.
Neste primeiro momento, o suporte logístico à Midway atende às fábricas localizadas nos Estados Unidos e também à unidade fabril brasileira, localizada em Anápolis (GO). Para o futuro, estuda-se a possibilidade de viabilizar a importação de suplementos fabricados pela Midway na Áustria, França, Portugal e Espanha.
O Grupo Netshoes é um dos principais grupos de e-commerce da América Latina, com faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2014. A companhia foi fundada a partir da criação da Netshoes.com.br, hoje considerado o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo, com operações próprias no Brasil, Argentina e México. Com mais de 2 mil colaboradores e uma média superior a 50 milhões de visitantes únicos por mês, a empresa opera mais de 20 e-commerces na América Latina, como as lojas oficiais da NBA, NFL, UFC e principais clubes de futebol dos países em que está presente como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, River Plate, Chivas, América do México, entre outros.
Com a consolidação no mercado esportivo e com o know-how adquirido a partir da construção da cultura de e-commerce na região, a companhia expandiu sua atuação para o segmento de moda e lançou a loja virtual Zattini.com.br, em dezembro de 2014.
Fundada em 1991, a Midway Labs USA é uma empresa norte-americana de suplementos alimentares com mais de 2.500 funcionários diretos e indiretos e presença na América do Norte, Europa e América do Sul. De suas fábricas nos Estados Unidos, França, Áustria, Espanha e Portugal, são produzidos mais de 500 produtos diferentes que são distribuídos globalmente por mais de 80 mil pontos de venda entre lojas especializadas, farmácias, supermercados e e-commerces.