O cadastro de produtos no e-commerce e a desatualização de conteúdo digital nas lojas virtuais já estiveram entre as preocupações da multinacional Nestlé e da Drogaria Araujo.
Segundos dados do Ecommerce Quality Index (EQI), pesquisa que mede a qualidade das informações do e-commerce nacional, cerca de 62% dos produtos da indústria de Supermercados e Drogarias estão com imagens desatualizadas ou inapropriadas nos principais e-commerces do Brasil.
No caso da Nestlé, cerca de 43% dos produtos da indústria que estavam sendo comercializados na Drogaria Araujo apresentavam algum tipo de problema em relação às informações nas páginas de produtos, como por exemplo, imagens desatualizadas.
Segundo dados do Google, 80% das pessoas pesquisam online antes de realizar qualquer tipo de compra. Diariamente são feitas cerca de 3,5 bilhões de buscas pela internet. Isso significa que uma única imagem online com erro pode representar perdas em vendas e ainda prejudicar a experiência de compra do consumidor que a cada dia está mais exigente e omnichannel.
A solução para o cadastro de produtos online que tanto afeta fabricantes, varejistas e consumidores está atrelada ao processo automação do conteúdo digital. Para a Nestlé e para a Drogaria Araujo isso aconteceu por meio do Placeholder, uma plataforma gratuita de gestão de informações. De maneira automatizada, a ferramenta faz a integração do conteúdo online da indústria para os varejistas, permitindo o acesso a imagens, lâminas HTML, vídeos, descrições e detalhes técnicos dos produtos.
A ferramenta desenvolvida pela Lett, empresa de tecnologia e especialista em soluções de Trade Marketing Digital, trouxe resultados expressivos para a Nestlé e para a Drogaria Araujo. Em apenas duas semanas de uso, 96% das imagens de todos os produtos da Nestlé comercializados no site da Drogaria Araujo estavam atualizadas.
“A solução da Lett gera um grande ganho de speed to market na atualização de conteúdo de produtos, proporcionando aos shoppers uma experiência adequada de compra de acordo com os padrões da Nestlé. Além disso, gera uma maior conversão de venda no site dos varejistas e nos ajuda a estreitar o relacionamento com nossos parceiros para e-commerce”, conclui Solly Sayeg, Digital Marketing & E-commerce da Nestlé.
Fonte: Panorama Farmacêutico