Geolocalização, comodidade, automação. Esses elementos estão cada vez mais no dia a dia e incentivando as pessoas a buscarem por produtos e serviços de uma maneira mais inteligente. Novas tecnologias como inteligência artificial e internet das coisas vem abrindo espaço para o surgimento de negócios que unem praticidade e desafiam as relações de consumo. Dois exemplos claros do que já está sendo chamada de revolução industrial 4.0 vêm de Vitória, Espírito Santo.
Cria-se a primeira loja 100% autônoma da América Latina
Em 2015, os capixabas Tomás Scopel, Rodrigo Miranda e Mário Miranda decidiram ao final da faculdade de Engenharia Mecânica na UFES decidiram duas coisas: a primeira que tinham grande desejo de empreender e a outra que já tinham um projeto e trabalhariam nele juntos. Assim nasceu a Zaitt, uma mescla de delivery de bebidas via aplicativo e um espaço para eventos e vendas nas proximidades. Três meses depois de desenvolvimento o engenheiro de petróleo Renato Antunes Jr, conheceu o projeto e entrou para o time de sócios.
As operações da Zaitt começaram em abril de 2016 e durante 1 ano e meio esse foi o modelo aplicado na startup. Até que foram enxergues dois gaps na operação: custo de aquisição de clientes e da própria manutenção de um delivery próprio. Surgiu então a ideia de se trabalhar o delivery como um grande marketplace parceiro de lojas físicas. Dessa forma fazia mais sentido, uma vez que os custos passaram a ser compartilhados com os fornecedores aproveitando também a ociosidade dos entregadores.
Novo negócio surge de necessidade – o que gera um spin-off
A partir desse momento o quarteto empreendedor opera com modelos de negócio e desafios complementares: trazer soluções que diminuem gargalos e facilitam a vida do consumidor. A Shipp entrega de tudo – de vestuário a comida – com a ajuda da geolocalização do usuário que aponta a loja física mais próxima para que o entregador busque o pedido e entregue em até 60 minutos.
Com isso, as atenções para a Zaitt ficaram100% voltadas em sua unidade em Vitória, que se tornou a primeira loja sem funcionários e 100% autônoma da América Latina. Atuando como um marketplace físico onde os fornecedores é quem têm a responsabilidade de reposição dos estoques, toda a “mágica” para o consumidor acontece por meio de aplicativo desenvolvido pelo próprio time formado pelos empreendedores.
Pelo app, o cliente se cadastra e acessa a loja utilizando o QR code gerado imediatamente após o cadastro. Por lá ele abre a loja, escaneia os produtos que deseja comprar e finaliza o processo através do app. Para sair, ele volta a mostrar o qr code no leitor de saída. Além disso, o app inova também na forma como se relaciona com o cliente ao criar promoções personalizadas e sugerir produtos para acompanhar os que normalmente consome.
“Pivotar o modelo da Zaitt e criar a Shipp foi o grande aprendizado para o time até aqui. Amadurecemos demais quando tivemos esse desafio pela frente e aceitar que aquela ideia não se tornaria o que imaginávamos. Foi o que aconteceu com a Zaitt e só nos fez crescer. Hoje temos 2 startups com mesmo DNA, inovam cada uma a sua forma e entregam serviços de uma forma que realmente facilita o dia a dia das pessoas”, afirma Tomás.
Ambos os negócios estão em franca fase de crescimento e expansão. Segundo Tomás, a Zaitt abrirá uma segunda loja em Vila Velha até o início do segundo semestre e seguirá para São Paulo onde já possui o acordo para abertura de algumas lojas. Já a Shipp chegou recentemente em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro e planeja alcançar mais 4 cidades ainda esse ano.
Fonte: E-Commerce News