A NBA Store, loja oficial da liga norte-americana, inaugura em 29 de setembro duas novas unidades no Brasil: uma em Campinas, no Parque D. Pedro Shopping, e outra em Mogi das Cruzes, no Mogi Shopping. A data programada coincide com o lançamento global da primeira coleção da NBA assinada pela Nike, nova fornecedora de material esportivo da liga. “O mercado está em polvorosa. Queremos abrir com a coleção nova. Fazer uma festa, levar os atletas do NBB, especialmente do time de Mogi”, conta Sérgio Perrella, diretor de licenciamentos e varejo da NBA no Brasil.
O plano de expansão da rede prevê ainda a inauguração de mais duas unidades até setembro de 2018, uma na cidade de São Paulo e outra em alguma capital. O escritório brasileiro da NBA mantém conversas com interessados em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. A liga ainda não tem projeto de franquias. Para as três unidades atuais foram assinados contratos de licenciamento com cada um dos donos. Os acordos são de cinco anos e o objetivo é renovar. A primeira NBA Store da América Latina o Brasil é a do BarraShopping, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, inaugurada em setembro de 2016.
A decisão de aumentar a rede de lojas leva em conta os resultados tanto da NBA Store Rio quanto das pop up stores NBA House (loja temporária na região do Porto Maravilha durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016) e NBA Finals (espaço montado na cidade de São Paulo para exibir as finais da temporada passada e oferecer experiências para o público). As vendas da NBA Store Rio estão 35% acima da expectativa da liga, e as lojas temporárias comercializaram, em média, 600 itens por dia. Foram seis mil artigos vendidos na NBA House e cinco mil na NBA Finals.
“Mais importante que a venda, é a experiência em si. O tempo que as pessoas passam nas tabelas e medindo os pés e as mãos tem sido interessante”, conta Perrella. Em função dessa preocupação, as duas novas unidades serão amplas: 100 metros quadrados em Mogi e 190 metros quadrados em Campinas. A do Rio tem 150 metros quadrados. Além do sortimento de produtos, que passou de 150 para 500 em um ano, as lojas têm tabelas, telão, videogame e uma atração para comparar a medida das mãos e pés do público com a dos atletas da NBA. As lojas também recebem ações de marcas parceiras, como Nike, New Era e Rider, e sessões de autógrafos com jogadores.
O sortimento de produtos das lojas inclui camisas, bonés e tênis, que são os líderes de vendas, além de álbum de figurinhas, linhas infantil e feminina, meias, linha casual, copos, capas para celular, canecas e chinelos. Licença da Rider, marca da Grendene, os chinelos começarão a ser exportados para toda a América Latina neste mês. A empresa de calçados já comercializou 300 mil pares em menos de um ano de parceria.
Fonte: Meio e Mensagem