Por Lucas Kina | Quase dois meses após o início da temporada 2023/2024, a NBA (National Basketball Association) continua a ganhar mais notoriedade com o brasileiro. Com o grande interesse pela liga norte-americana, cada vez mais transmitida em streamings e canais de TV no país, o varejo nacional também passa a ver bons resultados com produtos licenciados da marca.
De acordo com levantamento da datatech Circana, o consumo dos mais variados itens com a chancela da NBA cresceu drasticamente entre outubro de 2022 e setembro de 2023. A comercialização vai desde brinquedos como jogos pré-escolares, quebra-cabeças infantis e adultos até jogos estratégicos para a família, todos contribuindo para a alta de 147% da licença no período citado.
Influenciando o todo
Conforme dados da Segmenta, empresa que atua em parceria com a Circana, até setembro do ano passado, o basquete foi o esporte que mais cresceu no Brasil.
O aumento geral em áreas relacionadas a modalidade foi de 36%, com destaque para calçados e vestuário como o segmento com a maior alto e responsável por impulsionar os resultados.
A Segmenta aponta também para o uniforme de basquete como a quarta maior categoria relacionada a modalidade quando o assunto é varejo. As vendas, por sua vez, são impulsionadas principalmente pela procura por uniformes da NBA, que tiveram crescimento de 52% em 2023.
Na América Latina, a modalidade registrou um aumento de 13% em unidades, sendo motivado por um crescimento de 33% nas vendas de calçados.
Outros produtos
Em 2022, a licença por figurinhas da NBA foi a segunda com maior crescimento nos EUA, registrando aumento de US$ 56 milhões em venda com relação a 2021, ficando atrás somente das do mesmo produto da NFL.
Em 2023, todas as licenças de figurinhas sofreram uma queda, mas a NBA seguiu crescendo em outras categorias. Entre elas, estão jogos de tabuleiro e ação para a família.
Fonte: E-Commerce Brasil