A fabricante de cosméticos Natura começou a implantar no Chile o sistema de “vendas por relações”, adotado no Brasil em maio de 2017, e que tem colaborado para aumentar a produtividade das consultoras. Neste ano, a iniciativa será expandida para outros mercados da região.
O modelo, que possibilita margem de lucro maior às revendedoras que vendem mais, colaborou para elevar a produtividade em 15,2% no quarto trimestre de 2017 ante indicador de 9,7% observado um ano antes.
Essa evolução compensou a queda de 10,1% na força de vendas entre outubro e dezembro do ano passado, para 1,12 milhão de pessoas. As consultoras da empresa são divididas em cinco estágios, conforme o volume de pedidos, podendo obter margem de lucro entre 20% e 35%. As líderes de negócios são divididas em três categorias.
A companhia atingiu 600 mil pessoas na América Latina. No fim de 2017, a operação na Argentina, Chile, Peru, México e Colômbia contava com 589 mil revendedoras, sendo que em 2012 eram 302 mil. Na Bolívia, a empresa atua em parceria com um distribuidor local.
Somente no território mexicano, a Natura possui 170 mil consultoras, enquanto na Colômbia são 100 mil. A estrutura na região inclui cinco centros de distribuição e 1,5 mil funcionários. A marca ainda tem lojas física e online na Argentina e no Chile.
“Temos evoluções muito importantes para fortalecer ainda mais a venda direta como principal canal de contato com os consumidores”, disse Agenor Leão, vice-presidente das operações internacionais da Natura, em nota à imprensa.
Na América Latina, a Natura obteve vendas de R$ 2,108 bilhões em 2017, crescimento de 6,3% quando comparado com o ano anterior.
Fonte: Valor Econômico