A Natura anunciou ontem que terá uma nova estrutura organizacional. O objetivo é acelerar a implementação da estratégia de diversificação de canais de distribuição. A venda direta é o principal meio usado pela Natura para alcançar o consumidor, mas a fabricante de cosméticos também está investindo no comércio eletrônico e em lojas físicas.
Na nova estrutura da companhia, haverá unidades de negócios distintas para cada canal de vendas. O objetivo, informou a empresa em comunicado, é “colocar foco na venda direta” e, ao mesmo tempo, “dar autonomia e agilidade aos demais canais”.
O executivo Erasmo Toledo será o responsável pela venda direta no Brasil. A tarefa dele será a “revitalização” do principal modelo de negócio da companhia.
O canal de negócio on-line ficará a cargo de Agenor Leão, que vai comandar as equipes de consultoras digitais e da rede Natura. O executivo continua responsável também pela área de tecnologia.
A diretoria de varejo será ocupada por Caroline Vlerick. Ela será responsável por expandir a operação de lojas próprias da marca, assim como a distribuição a farmácias e as vendas a empresas. Caroline presidiu a loja especializada Sparta, no Chile, e a multinacional Cortefiel, na Espanha.
Fonte: Valor Econômico