Desde que João Paulo Ferreira assumiu o comando da Natura no lugar de Roberto Lima, em outubro, a Natura já sinaliza a revisão de seu mix de produtos e a busca por marcas que atendam consumidores distintos.
Em janeiro, a companhia anunciou o início das vendas da Natura Sou, antes encontrada apenas na rede Raia Drogasil, em outras drogarias, a Panvel e Pacheco e São Paulo.
Hoje, outra novidade: o relançamento da Natura Faces, com o foco em maquiagens para homens e mulheres, “pessoas de espírito livre, ligadas aos movimentos sociais e culturais das grandes cidades”, diz em sua apresentação.
Produtos 2 em 1, combináveis entre si estão no portfólio, com preços sugeridos entre 13,90 reais e 33,90 reais, que serão vendidos pelas revistas, site e nas cinco lojas próprias da marca.
“Muitos homens já usam maquiagem e, com o relançamento de Faces, temos uma linha moderna e descomplicada que conversa com também esse público”, explica Renata Eduardo, diretora de marketing da empresa, em release para a imprensa.
As iniciativas de relançamento de marcas e diversificação de pontos de vendas faz parte da estratégia da companhia em melhorar os números da operação registrados nos últimos anos.
Vendas estagnadas
Ontem, depois do fechamento do mercado, a companhia divulgou os resultados de 2016. No período, a Natura registrou um lucro de 296,7 milhões de reais, valor 42,2% menor em relação ao ano anterior.
Na comparação de vendas entre outubro e dezembro de 2016 com os mesmos três meses de 2015, houve um crescimento de 39%, para 201,8 milhões de reais.
As vendas no ano ficaram quase que estagnadas, cresceram 0,2%, para R$ 7,9 bilhões de reais.
O ebitda no ano, critério que mede a eficiência operacional de um negócio, teve uma queda de 1,6%, comparado a 2015, e ficou em 1,3 bilhão de reais.
No último trimestre, o mesmo indicador apresentou uma melhora de 2%, em relação ao mesmo período do ano anterior, e fechou em 462 milhões de reais.
Reajustes de preços mais modestos fazem parte da estratégia da Natura para recuperar participação de mercado em 2017, afirmaram executivos da fabricante de cosméticos nesta quinta-feira,
Durante teleconferência com analistas sobre o resultado feita ontem, o presidente da empresa afirmou que recuperar as vendas em lares e participação de mercado é prioridade para este ano.
“Se a concorrência escorregar, esperamos estar preparados para aproveitar oportunidades adicionais”, disse ele.
Fonte: Exame