Depois de implantar tecnologia com base em informações do próprio sistema de vendas online, a Natura passou a oferecer e recomendar melhores produtos para suas consultoras
A tecnologia está cada vez mais presente nas operações de varejo, seja dentro das lojas ou no ambiente online. E os nichos de mercado que podem se beneficiar com a coleta e interpretação correta dos dados não se resumem ao comércio físico e eletrônico apenas no varejo convencional. Com o objetivo de aumentar o ticket médio dos seus consultores, a Natura investiu em novas tecnologias para tornar as ofertas de produtos personalizadas para cada uma de suas consultoras.
Após a implantação do sistema de business intelligence desenvolvido pelo SAS em 2016, as consultoras passaram a ter acesso aos produtos complementares aos itens mais vendidos por elas. Antes disso o sistema online da companhia oferecia um carrossel de ofertas com cinco opções de produtos de acordo com o perfil da consultora. Esses itens eram selecionados entre os 10 melhores produtos de venda da Natura e ficavam estáticos na plataforma de dados de cada perfil.
Ou seja, se uma consultora vendia produtos somente de uma linha específica, os melhores itens de venda daquela linha eram oferecidos para que ela pudesse preencher o pedido mínimo estabelecido. “O desafio principal foi saber quem é a consultora, o que ela compra, e quais os próximos produtos que ela deveria recomendar para suas clientes”, disse Fernanda Benhami, Gerente de Customer Intelligence do SAS América Latina.
O projeto de um novo portal de compras com foco nas revendedoras da marca foi desenvolvido, em que cada consultor hoje pode mudar os cinco produtos do carrossel, além de receber recomendações de produtos com base analítica para ampliar a cesta de compras. A partir desta nova plataforma, o carrossel do portal passou a ser alimentado a cada produto que a consultora colocava no carrinho. “Se ela adicionar um perfume, será recomendado outro, mas de uma linha diferente, por exemplo”, explica a gerente ao Blog APAS Show.
Novas demandas encontradas
Depois do projeto piloto criado pelo SAS, a Natura identificou outras duas demandas que foram sanadas com a ajuda da tecnologia: comunicar as consultoras com mais rapidez sobre as ofertas do dia e reduzir o custo operacional das ligações feitas pelas revendedoras. Para comunicar mais rapidamente sobre as ofertas do dia, que são personalizadas, foi implementada uma nova estratégia.
Hoje a plataforma de vendas da Natura tem produtos recomendados que acompanham o perfil da vendedora. “A cada dia elas podem receber recomendações de produtos com base em análises de dados reais de suas vendas. Basta enviar um SMS para a empresa e os produtos estarão disponíveis na plataforma de vendas e no e-mail das consultoras Natura”, conta uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.
Já para obter a redução do custo operacional das chamadas telefônicas entre a companhia e suas consultoras, o SAS implementou o uso do Whatsapp para responder automaticamente sobre perguntas relacionadas ao lançamento de produtos ou eventos da marca, por exemplo. Segundo Fernanda, as respostas para as principais perguntas foram emitidas com base nos termos mais requisitados pelos usuários.
Fonte: Apas Show